quinta-feira, 18 de agosto de 2011

2004

2004 é o ano da grande mudança em relação aos shows! Formado em dezembro de 2003, resolvi largar Brasília e ir morar em São Paulo. Hoje em dia acho que a cena já mudou bastante e muito dos grandes shows ou pelos menos alguns dos mais esperados passam por Brasília. Mas naquela época, a exceção do Brasília Music Festival, pouquíssimos shows legais passavam por lá (sem preconceitos aos shows nacionais, mas a grande comoção era causada pelas bandas internacionais).

Então estou em São Paulo! A capital dos shows no Brasil! As coisas obviamente começaram tímidas e estava me dedicando pouco aos eventos. E veio o primeiro convite sem querer. Meus amigos-irmãos Fabio, Ana Paula e Amanda tinham comprado ingressos para o show da Macy Gray. Em cima da hora sobrou um e me convidaram! R$ 50!!!! Hoje não se paga nada por esse preço quase!

O show foi no antigo Tom Brasil e foi sensacional! Um dos primeiros shows que vi numa casa de shows e quanto conforto! Menos gente, bom som e todo mundo na mesma vibe! Curti e acho que daquela experiência começou a surgir mais vontade de ir a outros eventos!

Mais para frente, em uma das passagens por Brasília, veio um convite do casal Fabio e Ana Paula para ver o show do Lulu Santos (a foto ao lado é própria) no Iate Clube de Brasília, junto com a família Ludwig. E aceitei na hora, pois eu confesso: SOU FÃ DE LULU SANTOS! Aceito as críticas de que ele vive das mesmas músicas há 20 anos pelo menos, mas a verdade é que são muitos hits! Acho ele um baita compositor, músico e show man! E como diz o Marcelo, meu primo, cantei todas as músicas apontando pra cima e de olhinho fechado.

De volta a São Paulo, domingo, final de tarde, nada para fazer, chegando em casa depois de almoçar, o remorso me comia por dentro por não ter comprado ingresso para o show do Linkin Park. Um problema que voltou a acontecer muitas vezes: falta de companhia! Normal, pois nem todos gostam do estilo musical e das bandas que você gosta e mais ainda, nem todos querem torrar o dinheiro que você torra em shows, por muitas vezes para ouvir bandas que só se conhece uma ou duas músicas.

Mas o improvável aconteceu! Tariana, irmã do meu grande amigo de infância Thiago, me liga e pergunta: quer ir ao show do Linkin Park? Minha mãe comprou dois ingressos para uns filhos de uma amiga, mas os meninos não vão. De graça, só passar e pegar! Olhei para o Fabio, com quem eu dividia apartamento na época e perguntei: vamos? É de graça! A resposta afirmativa era a única que eu aceitaria! E fomos!

Show no Morumbi! Meu primeiro! E me diverti muito! Guitarra distorcida, som alto, gritaria e a platéia pulando enlouquecida (fomos de cadeira coberta e por isso, podíamos ver a reação da pista de camarote). Todas as músicas do primeiro disco tocadas e eu que comprei o CD deles quando morava nos EUA, cantei em coro tudo (ou melhor, gritei!).

Aí soube do show do Chemical Brothers no Pacaembu. Comprei na hora e fui, acompanhado pelo que me lembro da Amanda, PH, Marcelo (primo) e Thiago. Foi uma das experiências mais sensacionais da minha vida!!! Imagine: show de música eletrônica, num estádio de futebol cheio de gente, numa noite de dia útil simplesmente linda! Energia sobrando! Sempre defini este show como sendo uma balada a céu aberto e ainda penso na mesma coisa quando lembro daquela noite.

Antes do show bora virar duas garrafas de batida fora do estádio, pois afinal de contas ainda era recém-formado e o dinheiro era bem curto. O show começa com 'Hey Boy, Hey Girl' e na hora que as batidas da música entram, uma explosão no campo de futebol, que neste momento se tornou a maior pista de dança que eu já vi! Sensacional!

O Chemical Brothers tocou em outubro e por mim já tinha dado o ano de shows por encerrado. Mas ouvi na extinta 89 FM (extinta, porque atualmente ela toca tudo menos rock), a rádio rock: aniversário da 89 com Pennywise e Bad Religion! Bandas de punk rock que sempre gostei de ouvir, mas nunca tinha pensado em ver. Eu já estava ficando velho para aquilo, mas resolvi ir.

Dei o convite de presente para o Rafa, meu amigo, e único que sabia que curtia, mas via que não tava muito a fim de gastar com o show. Mas eu queria companhia! Para azar do Mau, também grande amigo, mas quem eu conhecia muito pouco na época e que comemorava aniversário naquele dia e ficou sem a presença do seu melhor amigo Rafa no evento! Sorry Mau!

Primeiro show no Anhembi para descobrir na primeira oportunidade que aquele local é um lixo para se fazer shows (mas isso é assunto para outro post mais para frente)! Mas naquele momento, o que importava era a música! E primeiro a porradaria do Pennywise, cheio de gente no palco, com fãs cantando a versão punk rock de 'Stand by Me'! Depois a pegada do Bad Religion, suas diversas músicas de menos de 3 minutos e vários hits e galera pirando (detalhe para o surgimento do PH do meio da multidão com o pé torcido depois de entrar com força numa rodinha).

Foi um ano sensacional! E o potencial para ver shows de bandas que sempre curti em São Paulo estava mais claro!

6 comentários:

  1. Lulu Santos não precisa de músicas novas... ele é muito bom... agora fiquei com tempos modernos na cabeça!!! "eu quero crer no amor numa boa, que isso valha pra qualquer pessoa que realizar a força que tem uma paixão... eu vejo um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera..." vou até sugerir Lulu Santos na aula de música das crianças... rolou show dele aqui em Brasília no Iate e no Nilson Nelson... faz tempo...

    ResponderExcluir
  2. agora chega... vou comprar os ingressos do Judas Priest e Whitesnake.. dia 15/09 em Brasília.. presente de aniversário pro marido mais fofo do mundo!! :)

    ResponderExcluir
  3. Boa Gi! Eu to sem companhia pra ir aqui e to pensando em ir visitar os pequenos em Bsb! Quem sabe não topo o show aí... até porque aqui em SP vai ser no Anhembi e é uma merda o local. Onde vai ser em Bsb?

    ResponderExcluir
  4. vai ser no Nilson Nelson.. pista premuim 160 reais, no esquema engana-total de todo mundo paga meia (xis)... mas o show do Ozzy lá no ginásio foi tudo de bom, o Sepultura arrasou abrindo o show e o guitarrista atual do Ozzy fez um show a parte num solo tocando brasileirinho que com certeza surpreendeu os xiitas do metal... o do Megadeth foi lá tmbm... aqui será dia 15/09... venha, quem sabe Dani e Zeca não vão tmbm...

    ResponderExcluir
  5. Se eu soubesse que ao perder o meu melhor amigo no meu aniversario, ganharia um outro tao bom quanto eu faria questao desde aquele ano per perder um anualmente! :)

    ResponderExcluir

Diz aí...