terça-feira, 16 de agosto de 2011

2001 - Capítulo I: A SAGA do Rock in Rio

O ano de 2001 começou bem curioso em relação a shows! Em janeiro teríamos o tão esperado Rock in Rio III - Por Um Mundo Melhor!

Capítulo I - A SAGA do Rock in Rio (dividindo o post por sugestão da amiga, cantora, atriz, modelo e manequim, Camila Rondon)
Eu, estudante universitário que era, morador de Brasília, tinha sérias dificuldades em ir ao evento! Com que grana? Por qual meio de transporte? Com que tempo? Nerd que sempre fui, estava em vias de começar o meu primeiro estágio e também estava fazendo aulas do curso de verão, para adiantar minha formatura (aulas de MMQD - Métodos e Modelos Quantitativos para Tomada de Decisão).

Idéias começaram a brotar vindas da minha pessoa e também de um bando de outros desesperados que queriam sair do planalto central para ir até o Rio de Janeiro ver os tais shows. Primeiro foco era: sábado, 13 de janeiro de 2001. Queríamos ver REM! Sim, e de quebra queríamos conferir a nova sensação Foo Fighters e por que não Beck também?

Então surgiu uma inusitada parceria que ficou marcada para todo o sempre: a agência de turismo que vendia pacotes para shows "Du, Dudu e Edu" (formada por mim - Eduardo Perdigão, pelo Ed - Eduardo Oliveira e pelo Eduardo - Eduardo Políbia?)!

Sim! Os 3 Eduardos resolveram alugar um ônibus, comprar ingressos, vender pacotes e com isso bancar a sua ida ao dito festival! Primeiro ponto: alugar o ônibus! Janeiro, verão e Rock in Rio! Impossível achar um disponível! Finalmente fechamos com o ônibus mais velho que existia disponível em Brasília (adianto que por sorte nossa, dias antes da viagem até este lixo deixou de estar disponível e nos conseguiram um ônibus vindo do sul mais novinho! MARAVILHA!). Saímos por Brasília vendendo pacotes, enquanto pedi a minha avó no Rio que comprasse os 46 ingressos pro show!

E assim fomos! Poucos desconhecidos! A maioria amigos que queriam ir conosco! Até pacote para um Marcelo, que conhecíamos como Ronaldo e descobrimos que Ronaldo era seu apelido (!!?!?!?!?) vendemos! E assim conseguimos vender os 43 pacotes (porque os outros 3 lugares eram dos Eduardos).

Então dia 12 de janeiro, 20 horas, saímos da rodoviária de Brasília em direção ao Rio de Janeiro, cidade maravilhosa. No dia seguinte, depois de uma viagem com algumas paradas, bebedeira sem parar, passageiros quase ficando para trás por decidir fumar cigarrinhos do capeta nas paradas que fizemos e incontáveis DVD's (ou ainda eram fitas de vídeo?) do REM, chegamos.

Eu, com toda minha carioquês candanga, fiquei responsável por guiar o motorista até a nossa primeira parada: Shopping Fashion Mall! E lá chegamos! Que merda, a vaga de ônibus do hotel perto estava ocupada. Ô seu polícia, como faço para parar meu ônibus por aqui? Para ali naquele espaço, que eu tiro os cavaletes para você e depois você libera uma cervejinha pra gente! Eu topei e diga-se de passagem foi a primeira e última vez que fiz isso! Nunca mais o farei!

Descemos, mandamos o velho Bob's de almoço! Keka (prima) e Sandro, que estavam na casa da prima, ao lado do shopping, descem com uma sacola CHEIA DE INGRESSOS! UHUUU! Tudo dando certo! Resolvem pegar carona conosco! E no auge da minha inocência, comprei duas garrafas de cerveja long neck "pros polícia" e ao voltar pro ônibus as entreguei! Não meu querido! Não é essa cerveja e nem posso beber durante o trabalho! Opa, ok! Entendi! Toma cincão! Meu querido, nós somos 4! Então toma mais cincão utilizando o método mais credito de todos: o de apertar a mão do sujeito com o dinheiro na palma da mão e passar! Valeu!

Ok, agora vamos ao Rock in Rio! Perdemos a entrada e nosso anfitrião Sandro, consegue convencer o cara a deixar o ônibus fazer o retorno no pedágio da linha amarela! Agora sim chegamos à Cidade do Rock!

Começamos o dia com Cássia Eller. Depois dançamos ao som de Fernanda Abreu! Shows muito bons e surpreendentes! A gente tinha ido para ver as estrelas internacionais, não duas minas brasileiras! Mas curtimos! Depois Barão Vermelho e todos os clássicos que a gente tinha visto Cazuza cantar no Rock in Rio I! MEMORÁVEL!

Depois o primeiro show esperado: Beck! Me limito a dizer que foi legal ouvir as músicas conhecidas. Mas não gostamos de shows burocráticos, sem interação conosco! Somos a melhor platéia do mundo porra! Não falou conosco, ponto negativo pra ele!

Segundo show da noite: Foo Fighters! Diga-se de passagem, o primeiro de três que já vi deles! E como é bom! Porradaria e muita energia do começo ao fim! Tinha acabado de comprar o último álbum deles e ver todo mundo pulando e cantando junto foi sensacional! Fiquei fã ali!

Terceiro e último show da noite: REM! Que show! FODA! MUITO FODA! Eu que conhecia 3 músicas e aprendi mais algumas na repetição sem fim dos DVD's da banda no ônibus, fiquei chocado com o show! Muito bom! Cantei tudo! E mais uma banda que fiquei muito fã naquele dia!

Ufa, acabou! Saímos de Brasília às 20 horas de sexta! São 3 da manhã de domingo! Vamos caminhar até o ônibus! É longe pra cacete! Então vou comer o último cachorro quente dessa barraquinha com muita maionese! E viva, não morri (daí em diante acredito que posso comer qualquer coisa!)! De volta ao ônibus, eu e Eduardo pegamos um taxi até onde ele estava e buscamos o resto da galera! E bora pra casa! Eu, mais uma vez, tive de guiar o motorista até o final da serra de Petrópolis e nunca dormi tão rápido na minha vida, depois que o motorista já estava encaminhado! Primeira parada: banho e comida! Dormir mais e ao final do domingo, chegar em Brasília! Sensação de dever cumprido e de que valeu a pena pra caralho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...