sexta-feira, 26 de agosto de 2011

2005 - Capítulo II: Claro que é Rock

2005 foi um ano de muitos shows e festivais também! Neste post, vamos ao primeiro deles, pois depois tem mais!

- Capítulo II: Claro que é Rock
Claro e TIM, duas das operadoras de telefonia celular do Brasil, resolveram fazer seus próprios festivais em 2005. A TIM aumentando cada vez mais a estrutura dos shows e o peso das atrações do seu festival que já existia (e tema para outro post). A Claro resolveu optar por um modelo diferente e que para nós, meros viciados em música, era bem mais legal (mas talvez não tenha trazido tanto resultado, pois no mesmo ano que nasceu, o festival morreu)!

Apenas para seguir a parte cronológica, começo com o Claro que é Rock, apesar dele ter sido dividido em duas partes (uma no primeiro e outra no segundo semestre). A primeira parte passou por escolha de bandas locais que pudessem tocar nas diversas edições regionais do festival e de onde sairiam uma ou mais (confesso que não lembro!) bandas para tocar na edição principal.
Todos os eventos regionais tiveram shows do Placebo, que encerrava a noite, depois da apresentação das bandas locais escolhidas. Resumindo: o Placebo tocou no Brasil todo! Bom para nós, que estávamos começando a ver a invasão de bandas de fora em nosso país! Eu, já morador de São Paulo, não vi o show aqui, mas sim em Brasília!

Final de semana que fui para a capital federal com vários amigos de São Paulo para o grande evento de aniversário de Fabio Ludwig. Dia de churrasco, cerveja, sauna, piscina, show versão pocket do Cadência2Cinco (banda dos amigos Rafael Ramos e Flavio Da Vila Monaco - entre outros - que estavam lá conosco). Enfim, daqueles dias que você termina morto. Mas foi isso, depois de farra até as 9 da noite, banho e show do Placebo na Concha Acústica (foi isso mesmo? Não lembro onde foi!). O show que custava R$ 50,00 em São Paulo, saiu pela bagatela de R$ 15,00 em Brasília! Sensacional!

Mais uma banda que eu conhecia poucas músicas e curti muito o show! 'Every Me, Every You' foi o carro chefe da noite, mas também várias outras músicas que adoro (pelo menos eu) foram tocadas: 'Pure Morning', 'Special K', 'The Bitter End', entre várias outras. Acho que éramos no máximo umas 5 mil pessoas, o que fez daquilo quase um pocket show!

Isso foi em abril. Em novembro finalmente pudemos ver a edição principal do festival, com várias atrações! Cheguei atrasado e perdi todos os shows nacionais (foda!) e graças a Deus o 'Good Charlotte' também! Mas vimos outras coisas bem mais legais:
- Sonic Youth: ok, confesso que é alternativo demais pra mim! Show bom, mas não do tipo que eu gosto! No final eu estava com mais frio do que tinha curtido!
- Flaming Lips: show MUITO DOIDO! Os caras cantam uma versão de Queen incrível! O vocalista anda numa bola por cima do público! Bichinhos enchem o palco no meio de uma outra música! Música boa, mas também um espetáculo muito bom para os olhos!
- Nine Inch Nails: DEMAIS!!! Passar o show inteiro sem ver a cara do Trent Reznor por causa da iluminação perfeita do show (o vídeo dá uma idéia), mas ouvindo o peso de todas as músicas!



- Iggy Pop and the Stooges: histórico! Acho que é a melhor palavra para caracterizar! Clássicos, Iggy Pop como sempre enlouquecido, convidando o público para subir no palco! "Now I wanna, Be your Dog"!

Além de shows espetaculares, fui ao festival com meus primos Keka e Zeca (já companheiros de outros carnavais), Trishie (minha prima americana que estava tendo a chance de ver um festival pelos lados de cá - autora do vídeo acima) e minha irmã e cunhado (que também tinha me acompanhado no show do Placebo em Brasília, juntamente com os primos de outros carnavais). A companhia deles valeu muito! Além disso, o festival também me apresentou a Chácara do Jockey como local para shows em São Paulo. Passou a ser um dos meus locais preferidos para ver shows grandes na cidade, tirando o perrengue para sair do festival neste dia!

E logo mais, outros festivais de 2005!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...