segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pearl Jam - 04/11/2011

YEAH! Pearl Jam baby! Uma das bandas com mais atitude que ainda nos habita! Eddie Vedder e sua trupe passam pelo Brasil 5 anos depois dos shows no Pacaembu e lá fui eu de novo. Não só eu, pois além da galera toda que eu sabia que ia, encontrei muita gente no show: (além da companhia da prima Keka, do namorado da prima Henrique, do primo Zeca) encontrei lá o famoso Mini Me (guilherme Rebelo), Crazy (Bruno), Rachel e Gustavo (casal pilhado), Flavia e Marina (companheiras de show), Laura, Aline e Helena (amigas presentes sempre nas horas mais divertidas) e Sassá (amiga da prima). E ainda tinha muito mais gente conhecida por lá... Resumindo, todo mundo queria ver esse show.


Fiquei um bom tempo digerindo o que tinha acontecido no Morumbi antes de conseguir ter uma opinião sobre o show. Acho que um show não é feito só de música, mas também pela banda, platéia, empolgação, energia, etc. E infelizmente este show não teve só coisa boa na minha opinião. Então precisei de muito tempo para formar minha opinião. Mas antes que saibam qual é ela, segue o setlist do evento.

1) Go
2) Do The Evolution
3) Severed Hand
4) Hail Hail
5) Got Some
6) Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
7) Given To Fly
8) Gonna See My Friend
9) Wishlist
10) Amongst The Waves
11) Setting Forth (Eddie Vedder - Trilha Sonora do filme Into the Wild)
12) Not For You (Modern Girl by Sleater Kinney Tag)
13) Even Flow
14) Unthought Known
15) The Fixer
16) Once
17) Black
18) Just Breathe (bis 1)
19) Inside Job (bis 1)
20) State Of Love And Trust (bis 1)
21) Olé (Single sem lançamento em um álbum - bis 1)
22) Why Go (bis 1)
23) Jeremy (bis 1)
24) Last Kiss (cover de Wayne Cochran - bis 2)
25) Better Man (bis 2)
26) Spin The Black Circle (bis 2)
27) Alive (bis 2)
28) Baba O'Riley (cover do The Who)
29) Yellow Ledbetter (bis 2)

Sim senhoras e sinhores! Quase 30 músicas de puro rock and roll! Grunge de Seattle (não, grunge não é um monstro como uma vez disse a estagiária aqui de onde eu trabalho). E diga-se passagem, dava para sentir até o cheiro de naftalina no estádio. De repente, todo mundo tirou suas camisas de flanela xadrez do armário! Rs

A primeira música do show deixou claro exatamente o que eu vi dali em diante. Um show com muita energia da banda, mas com UMA MERDA DE SOM! Se eu encontrar o engenheiro de som responsável pelo evento, eu mato! Não sei se foi o vento que tava bombando, se tinha caixa de som a menos, se tinha menos torre para reforçar o som que o necessário ou se faltou potência, mas o som tava uma merda! Meu achismo diz que era o vento, pois por vezes o som vinha com tudo e outras horas ficava muito longe! O vídeo do show abaixo deixa isso bem claro! E a primeira música foi isso, a porrada que é Go com aquele som lá no fundo... Empolgação no palco e nem tanto na galera, porque aquela pancada não chegava! Onde ficou o grave o show eu não sei? Não ouvi linha de baixo, não senti bumbo da bateria explodindo no peito! Como disse, o som estava uma merda!

O show continua com algumas pedradas que deixam a galera doida (pelo menos todo mundo ainda lembra o refrão). Rola uma música da trilha sonora do Into the Wild (Na Natureza Selvagem), toda composta pelo Eddie Vedder e achei irado, pois adoro o filme! E a primeira metade do show passou assim: vento, som meio longe, algumas pedradas e a galera pirando nos refrões famosos.

Mas aí começa a segunda metade do show! E que segunda metade! Começou um pouco antes já com Even Flow, mas daí foi pedrada, dois bis, hits, galera pulando, o som ainda uma merda, todo mundo cantando junto, o som ainda uma merda e vento! Sequência depois de Even Flow com The Fix, Once e Black! Depois no primeiro bis para me matar de vez State of Love and Trust (porra, até agora não acredito que eles tocaram essa música. Quando ele anunciou, dei um grito e ficou todo mundo olhando em volta! Porra, eu curto muito a música e o André Mertens achou que foi de presente de aniversário para ele! Hmmmmmm...) e a galera delirando com Jeremy! E o vento soprando e o som uma merda.

No segundo bis um Last Kiss para fazer todo mundo cantar além do refrão (essa é mais novinha e aí nego ainda lembrava a letra toda). Better Man para fazer uns chorarem de emoção. Chega o maior momento do show com Alive e uma multidão se esgoelando e lembrando como era legal os anos 90! O show terminou com Yellow Ledbetter. Oi? Sim, com essa música! Eu não terminaria o show com ela, mas com o tradicional cover da banda! Kick out the Jams? I Belive in Miracles? Rockin' in the Free World? Nada disso! Baba O'Riley! THE WHO!!! Que surpresa!

"Don't cry
Don't raise your eye
It's only teenage wasteland"


INCRÍVEL! E para mim o show terminou aí! Pronto! E o vento forte! E o som uma merda! Mas valeu! Pelos clássicos. Pela banda. Pela atitude. Porque eu acho o Eddie Vedder foda e por mais estranho que isso pareça, eu queria ser o cara! Que faz rock and roll há 20 anos! Que surgiu do nada numa banda em Seattle e que tinha tudo pra ser deixada de lado, pois todo mundo só queria saber do Nirvana! Mas que lança disco ao vivo, briga com a Ticket Master, faz turnê, muda o setlist toda noite e que se esforça pacas para ser uma banda que sempre faz shows inesquecíveis!

Como bem disse Sassá Korman (sim, a amiga da prima citada no início do post): "Ontem o Pearl Jam provou que ninguém precisa de um palco que gira 360 graus para fazer o bom e velho rock n’ roll.
Também mostrou que banda boa de verdade não precisa se apoiar em cenários pirotécnicos, telões gigantes, figurinos ou cortes de cabelo espalhafatosos para fazer um show do caralho. Eddie Vedder ainda tem a voz mais incrível e afinada do mundo sem precisar usar nenhum tipo de Pro Tools ou coisa que o valha. O resto da banda também continua dando seu show a parte. Fico muito feliz em saber que um show desses ainda lota um estádio e mantém viva a melhor coisa do mundo que é e sempre vai ser o rock n’ roll feito com talento e sem frescura."

Mas ainda espero um show deles com som descente no Brasil! Porque há 5 anos atrás também não foi dos melhores... Como falei, o som tava uma merda (como dá pra ver no vídeo abaixo... E sim, eles erraram a entrada da música! E não foi a única errada que eles deram! Banda de verdade também erra!)!

15 comentários:

  1. Boa Perdiga! O show foi nota dez no repertório e a banda dispensa qualquer comentário... o ponto ruim ficou por conta mesmo do sistema de som... ficaram tentando ajustá-lo até a metade do show! Mas valeu a pena de qualquer jeito!

    ResponderExcluir
  2. Morte ao engenheiro de som deste show! Tristeza! Mas valeu pelo repertório sim!

    ResponderExcluir
  3. Sua camera profissa corrigiu o som que ate o engenheiro de som do show vai te ligar, espera pra ver! PJ foi irado ha 5 anos atras e o som tava bom pra cacete, para de chorar Eduardo!

    ResponderExcluir
  4. Há 5 anos atrás tava uma merda! E o som na minha câmera tá horrível também! Lá longe! E se identifica anônimo! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Eu, de onde estava não achei o som ruim não, achei o melhor de todos os shows no Morumbi.... Da banda, não há o que falar.... Pra mim é a melhor

    Abraços Ale

    ResponderExcluir
  6. Doca, eu amei o show, as musicas, a vibe...Tudo irado memos o som!! Uma pena! O planeta terra sabado compensou isso, tava perfeito! Parabens pelo Blog, mto bacana! Bj Irma do Mau!

    ResponderExcluir
  7. Po! Foi um dos piores, se nao foi o pior show em termos de som que já vi no Morumbi! Uma pena... Tenho visto muito show lá e a qualidade tem sido ótima! Mas que bom que de onde você viu tava bom Ale! Alguém curtiu mais ainda! :)

    ResponderExcluir
  8. Irmã do Mau! Hahahahahahahaha Muito bom! Perdeu a identidade! Ainda nao comprei o Ringo Star, mas falo contigo essa semana!

    ResponderExcluir
  9. Crrraaazzzzzzyyyyyy!!
    É verdade que o som não ajudou mesmo...guitarras instáveis, baixo nulo...pra mim o batera, Matt Cameron, demais!! e o Ed. nem precisa comentar né? enfim, é show que vale apena mesmo com esses pormenores. Ainda quero ver essa banda em Brasólia, né? Seco, direto e contagiante. nos encontramos por ae. abrex meu velho!

    ResponderExcluir
  10. Crazy! Dá um toque quando aparecer por aqui pros shows! Tamo sempre por aí!

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu fui no show há 5 anos atrás no Rio e o som tava perfeito!

    ResponderExcluir
  12. O de SP tava melhor que este, mas estava baixo...tive de ir lá pra frente pro som ficar mais alto e ficar mais show de rock! Mas valeu! Mas quero mais!

    ResponderExcluir
  13. Doca, um comentário atrasado. O Eng. de PA sempre é um cara contratado da banda pois é preciso conhecer a sonoridade de quem está tocando. Caso contrário, nos shows do Metallica uma vez ou outra teria sido possível escutar o baixo do Jason. kkkkkkk Lógico que o tal Eng. tem que viver com os percalços de encontrar problemas pela frente mas normalmente o som contratado costuma ser dentro daquilo que a banda pede. Senão, em se tratando de Brasil, surpresas muito mais desagradáveis aconteceriam. Falou!!!

    ResponderExcluir

Diz aí...