sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Duff McKagan's Loaded / Black Rebel Motorcycle Club / Down / Sonic Youth / 311 - 14/11/2011

O segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto shows do dia 14/11 do SWU foram acompanhados de formas bastante distintas! Alguns de longe, alguns de perto, alguns parcialmente, alguns de forma completa e todas as combinações possíveis. Como durante todos eles fiquei sem memória para vídeos, decidi juntar tudo num post só e ganhar tempo, afinal depois disso, ainda tenho 5 shows para falar sobre e 5 dos mais interessantes so SWU vi! Portanto, aí vai...

- Duff McKagan's Loaded
Se você não reconheceu o nome, talvez reconheça pela foto. Se nem isso, eu te falo: esta é a banda do ex-baixista da formação original do Guns n' Roses! Sim, ex-parceiro do Axl Rose, que fez aquele show bizarro no Rock in Rio (mil desculpas para os que gostaram do show, mas achei terrível).

O setlist foi:
1) Executioners Song
2) We Win
3) Sleaze Factory
4) Dead Skin
5) Dark Days
6) Seattlehead
7) New Rose (cover do The Damned)
8) Sick
9) Lords of Abbadon
10) Cocaine
11) So Fine (cover do Guns n' Roses)
12) Attitude (cover do Misfits)
13) Dust N' Bones (cover do Guns n' Roses)
14) It's So Easy (cover do Guns n' Roses)

Na boa, achei a banda ruim! As músicas chatas e sem nenhuma criatividade! O Duff tocando guitarra, por ser o líder, mas não convence nem um pouco. Valeu pelo final do show quando ele assume o baixo, manda uma sessão de covers do Guns (as que ele cantava e vamos combinar que nem são as mais divertidas) com um Misfits no meio. Pelo menos fechou com chave de ouro tocando It's So Easy.

Alguém que algum dia fez muito dinheiro, atingiu o ápice da fama e depois arranjou uma forma de continuar. O cara tá em forma, mas precisa melhorar muito o som dele pra ficar bom.

- Black Rebel Motorcycle Club
Fui cheio de expectativa para este show, pois li em vários lugares críticas muito boas para a banda. De verdade a única coisa que me chamou a atenção foi a baterista gatinha.

O setlist foi:
1) 666 Conducer
2) Berlin
3) Beat the Devil's Tattoo
4) Stop
5) Bad Blood
6) Ain't No Easy Way
7) Love Burns
8) Conscience Killer
9) U.S. Government
10) Six Barrel Shotgun
11) Weapon of Choice
12) Spread Your Love
13) Whatever Happened to My Rock 'n' Roll (Punk Song)

A parte boa de ver a batera tocar, além de ser uma gatinha, foi de que me convenci que se praticar bastante o básico posso ter uma banda. Limitada pacas a mina.

Achei as músicas lentas para o clima do festival e o show meio burocrático. Claro, isso é uma impressão de quem nunca tinha ouvido a banda, então é um tanto tendenciosa. Vou tentar ouvir de novo para ver se mudo de opinião. Mas no SWU não me convenceu (por favor, não me batam fãs).

- Down
Down foi uma grande surpresa do festival pra mim. Seguramente o som mais pesado do SWU inteiro e com algumas passagens engraçadas durante a apresentação.

O setlist foi:
1) Temptation's Wings
2) Lifer
3) Pillars of Eternity
4) Hail the Leaf
5) Underneath Everything
6) Losing All
7) Eyes of the South
8) Stone the Crow
9) Walk (cover do Pantera)
10) Bury Me in Smoke (com a banda Duff McKagan's Loaded)

Antes do show começar vejo um cara de uns 2 metros de altura, forte pra caralho, tatuado da cabeça aos pés se dirigindo ao show. Pensei: opa, vai ser pesada essa merda! O show começa e o Henrique manda: parece Pantera isso, né? Então a Flavia vira pra mim e manda: parece Pantera, não? Aí encontro o Sandro no meio da multidão e pergunto: qual a desse show? Só coroa e o cara cantando. É o Phil Anselmo? Eis que ele me responde: É o Phil Anselmo! E fez-se a luz! Isso que dá ir pro show sem buscar se informar sobre as bandas antes.

Aí o show que já estava interessante por ver uns coroas descendo a porrada no som, ficou mais! Afinal era o Phil Anselmo! Ficamos lá ouvindo a pancadaria e volta e meia o telão mostrava imagens das famosas rodinhas na galera. Mas por coincidência sempre mostrava a imagem de um cara gigante (sim, aquele que vi antes do show começar) que parecia não fazer parte da confusão. Enquanto todos se empurravam, se batiam, etc., ele ficava no meio empurrando o povo pra longe dele com uma cara que dava medo (tentei achar algum vídeo dele no YouTube, mas não consegui). Sorte a minha que não encontrei mais com ele depois disso. Rs

Aí no final do show Phil Anselmo (ele com aquela postura no palco, mas parece tão gente boa que dá vontade de ser amigo do doido) pergunta o que a galera queria ouvir. Resposta certa: PANTERA! Me aparece um indivíduo com PANTERA tatuado enorme no peito. Nem o Phil Anselmo acredita e rola um cover de Walk (vídeo aqui). Não foi o encerramento do show, mas pra mim valeu. Na última música virou confraria e a banda inteira do Duff McKagan entra e assume os instrumentos. Os caras do Down ficaram só curtindo a galera. Porrada de qualidade com coroas (que me disseram serem de bandas famosas de porrada também), ex-vocal do Pantera ali e Pantera tocando! Bom demais!

- Sonic Youth
O que posso dizer? O que eu sempre digo: Sonic Youth é alternativo demais pra mim. Não consigo entender o som, a música, as composições. Fico perdido vendo aquilo. Já tinha visto uma vez no Claro que é Rock e mais uma vez no SWU não entendi porra nenhuma.

O setlist foi:
1) Brave Men Run (In My Family)
2) Sacred Trickster
3) Death Valley '69
4) Calming the Snake
5) Mote
6) 'Cross The Breeze
7) Schizophrenia
8) Drunken Butterfly
9) Starfield Road
10) Flower
11) Sugar Kane
12) Teenage Riot

Eu até estava numa expectativa com esse show, pois foi anunciado que poderia ser um dos últimos shows da banda. Depois que a Kim Gordon e o Thurston Moore anunciaram sua separação como casal, o futuro da banda ficou incerto. Mas o show foi exatamente como o outro. E eu lá, boiando...

- 311
Show que acho que só eu, Keka (a prima) e Andre Mertens queríamos ver. Mas até que tinha uns fãs lá cantando junto, curtindo o som e levantando camisetas da banda. Lembrava do 311 da adolescência, de jogar Tony Halk no video game. Lembrava do rock da Califórnia, meio coisa de skatista. Mas não lembrava de nada de forma clara. Nem das músicas que eles tocavam.

O setlist foi:
1) Beautiful Disaster
2) Sick Tight
3) All Mixed Up
4) Come Original
5) What Was I Thinking
6) Homebrew
7) Applied Science
8) Freeze Time
9) Jackpot
10) Amber
11) Wild Nights
12) Feels So Good
13) Creatures (For A While)
14) Down

Lembrei de duas músicas durante o show todo! Achei o backing vocal/DJ um saco: além de voz fina, o cara ficava fazendo a dança do robô (mais anos 80 que isso, impossível! E certeza que alguém já virou pra ele e falou: cara, para com isso! Você envergonha a banda toda assim!). Mas achei o som legal! Já a galera que estava comigo, metade curtiu, metade odiou (sim, mais do que desgostou).

E ao final do show Andre Mertens se juntou ao grupo com sua máquina para o quinteto de shows finais! (a conferir nos próximos posts)

2 comentários:

  1. Quer dizer então que o BRMC está agora com uma mina????
    Olha só Doca, uma dica de musico picareta. Faça o básico. BEM. È só isto que queremos de todo baterista. O problema é que a gente só ouve os fodas e acha que tem que ser assim. O Loaded por exemplo é uma banda de rock básico que tem nada de mais a não ser, é claro, o baixista do Guns; o 311 idem; as linhas de baterias são simples. Entçao eu te digo: Faça o básico, mas faça-o bem. Raimundos que o digam e tantas outras bandas que são básicas até o talo e nem por conta disso são ruins. E Rush - E PRIMUS! - não é em qq lugar que vc acha...

    ResponderExcluir

Diz aí...