quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Stevie Wonder - 29/09/2011

Sim, o show do Jamiroquai me frustrou um pouco, mas a noite era dele: Stevie Wonder! Para quem não sabe, este foi o show de número 146. E era um dos 3 shows que eu queria ver antes de morrer (ou que eles morressem).

Estávamos lá e mal sabíamos que estávamos prestes a ver o melhor show do Rock in Rio (eleito pelo público e eu concordo). Tudo começa com um teclado tocando. Fabio diz que é o roadie e Otavio diz que é o próprio! E assim, vamos por um tempo. A banda entra, o som continua e de repente ele entra sozinho e vai até o microfone. E tudo começou...

Antes de seguir, preciso colocar aqui o setlist.

1) How Sweet It Is (To Be Loved By You) - cover do Marvin Gaye
2) My Eyes Don't Cry 8
3) Master Blaster (Jammin')
4) The Way You Make Me Feel - cover do Michael Jackson
5) Higher Ground
6) Visions
7) Living for the City
8) Don't You Worry 'bout a Thing
9) The Girl From Ipanema
10) Você Abusou
11) Send One Your Love
12) Overjoyed
13) My Cherie Amour
14) Signed, Sealed, Delivered
15) Sir Duke
16) I Wish
17) Isn't She Lovely
18) You Are The Sunshine of My Life
19) I Just Called to Say I Love You
20) Superstition
21) As
22) Another Star (bis)

Bom, o setlist deveria falar por si só, mas eu vou descrever este show! ESTE SHOW TEVE A MAIOR E MAIS EMPOLGANTE SEQUÊNCIA DE HITS QUE EU JÁ VI E OUVI! Tudo começa com How Sweet It Is, versão dele e sensacional! Público já delirando, cantando junto, fazendo 'la la la la la la' em um só tom... Boa forma de começar.

O show continua e chegamos em outro ponto alto com o cover de The Way You Make Me Feel do Michael Jackson. Uma palavra: ESPETACULAR! Eu sou fã do Michael Jackson, então a música de um gênio tocada por outro, só pode ser marcante.
No meio das músicas o mestre vai pedindo que repitamos alguns sons com ele! Mas ele não sabe brincar... Dá pra pedir coisas menos complexar Sir?

Seguimos com Higher Ground e a primeira piração da platéia dançando muito! Algumas músicas mais calmas e vem Don't Worry About a Thing que eu acho muito boa! Mas essa foi apenas uma prévia para uma sequência de músicas brasileiras.

Garota de Ipanema na versão em inglês e Você Abusou trouxeram de fato a platéia para o lado dele. A empatia estava cravada! Agora era só coordenar. Mas devo ressaltar que a platéia toda cantando Garota de Ipanema com ele só tocando foi marcante (por ser música brasileira, por ser uma grande estrela da música mundial reconhecendo o valor da nossa música, por ser um bando de brasileiro cantando aquela música pra lá de orgulhosos) e rivaliza com o mosh de 4 metros de altura do Slipknot como o momento mais marcante do Rock in Rio pra mim (ainda estou tentando decidir. Pode dar empate?).

E aí começa a tal maior sequência de hits que eu já vi num show! Um hit atrás do outro! Parecia que a cada música era uma nota mais alta na escala musical. Todo mundo em êxtase! Para mim, êxtase atingido com Sign, Sealed, Delivered e Superstition.

Os clássicos Isn't She Lovelly, You Are the Sunshine of My Life e I Just Called to Say I Love You matam o show e a platéia, na parte romântica, mas ainda dançante do show (sem contar que pirei com Overjoyed e Sir Duke antes... CARA, COMO TEVE MÚSICA BOA NESSE SHOW).

Para terminar As, com participação especial de Janelle Monae, que já andava ali pelo palco cantando uma coisa ou outra! Um bis com Another Star e acabou...

Como acabou? Foram só 15 minutos! Ao terminar este show vi que minha teoria de que quando um show parece que foi rápido demais, é porque você aproveitou tanto que nem viu o tempo passar! E assim foi... Rápido, dançante, empolgante, extasiante. Um daqueles shows que eu poderia ir toda semana, mesmo sabendo o perrengue que foi para chegar e ir embora...

Obrigado MESTRE! Como disse Otavio: este show não matou minha vontade de ver Stevie Wonder, apenas aumentou a vontade de vê-lo de novo (se possível, num show menor numa casa de show)!

(Abaixo dois vídeos: o primeiro do momento especial da platéia cantando Garota de Ipanema. O segundo, o show completo para quem quiser ver o que foi isso! Fico sem vídeos meus, pois eles nunca fariam justiça a este espetáculo.)



2 comentários:

Diz aí...