segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tears for Fears - 14/10/2011

Normalmente quando vou a um show de uma banda das antigas e que conheço alguns hits apenas, vou pelo prazer de ouvir aqueles hits e ouvir um pouco de música. Mas não espero muito pelo resto do show. Por vezes são duas horas para ouvir somente uma ou duas músicas conhecidas...

Essa era a expectativa no caso do Tears for Fears. Ouvir os hits e nada mais. Mas fui surpreendido muito positivamente pelo show dos caras. A primeira surpresa veio pelo fato do show ter esgotado (e foram dois em São Paulo), pois tenho ido a alguns shows que não enchem e nunca imaginei que o Tears for Fears fosse esgotar duas noites. Sorte minha e do casal meu amigo, Rafael Ramos (músico e executivo de sucesso) e Laura (advogada e atleta de sucesso), por termos conseguido ingresso (fui de novo de Mastercard Show Pass, que acho o sistema de ingresso mais incrível atualmente, mas ainda não entendo porque eles tem de imprimir o ingresso na hora...mas isso é tema para outro post).


A segunda surpresa e a mais importante delas, foi musical! Os dois líderes das banda, Roland Orzabal e Curt Smith, apesar de demonstrarem o quanto tempo passou na aparência de cada um, deixaram muito claro que o tempo não piorou em nada (se é que não melhorou) suas capacidades como instrumentistas e principalmente vocais. O ponto alto de quase todas as músicas são vozes sobrepostas (1a e 2a) e tons agudos altíssimos, sem desafinar.

Com uma banda contratada (guitarra, teclado, bateria e um back vocal), as música foram perfeitamente executadas e ao ouví-las, não deixava nada a desejar das gravações de estúdio original.

O setlist da noite foi:
1) Everybody Wants to Rule the World
2) Secret World
3) Sowing the Seeds of Love
4) Change (vídeo)
5) Call Me Mellow
6) Everybody Loves a Happy Ending
7) Mad World
8) Memories Fade
9) Closest Thing to Heaven
10) Falling Down
11) Advice for the Young at Heart
12) Floating Down the River
13) Billie Jean (cover do Michael Jackson) (vídeo)
14) Badman's Song
15) Pale Shelter
16) Break It Down Again (vídeo)
17) Head Over Heels
18) Woman in Chains (bis)
19) Shout (bis)

Os caras começam com Everybody Wants to Rule the World e deixam a platéia já do lado deles, afinal foi todo mundo lá para ouvir os clássicos. E só quem tem tantos clássicos como eles pode começar o show com uma pedrada de cara assim. Na terceira música já ouvimos Sowing the Seeds of Love. O show continua com uma mescla de hits, músicas mais ou menos conhecidas e músicas nada conhecidas. Mas a galera continuou envolvida, mesmo nas músicas desconhecidas, pois era tudo muito bem tocado e cantado.

No meio do show uma inesperada e improvável versão de Billie Jean do Michael Jackson, que eu curti. Bem diferente e tem vídeo da versão no final do post! Eu ainda preciso confirmar, mas acho que a música logo após Billie Jean, Badman's Song é sensacional! Muitas notas, uma backing vocal nova entra para ajudar e variações durante a música toda, que é longa. (To ouvindo agora e ela mesma...muito boa na versão original também pelo que tudo indica)

O show continua na mescla e vamos ao bis. Eu esperando Shout e me perguntando que outra música tocariam, afinal todos os hits já tinham rolado! Que engano! Nos primeiros acordes me lembrei na hora de Woman in Chains e foi magistral! A música, a banda e mais uma vez principalmente o vocal, mas com atenção ao backing vocal, homem, que atingiu as notas mega agudas que uma mulher um dia o fez na gravação original. Palmas!

E terminando com Shout! Espetacular! Todo mundo queria gritar 'shout' com os caras! No final, sensação de que valeu muito a pena e que se tivesse deixado de ir por falta de companhia me arrependeria!

É por isso que continuo indo a shows, mesmo de bandas que conheço menos! Ser surpreendido por um show destes, quando se espera pouco, é bom demais! Faz bem pra alma! E assim foi o show de número 151... (hoje com 3 vídeos, afinal de contas teve cover do Michael Jackson)

Para matar a curiosidade dos gordinhos, o sanduba pós show foi na Lanchonete da Cidade! Rs





2 comentários:

  1. Nossa, Doca, que flashback... entrei no túnel do tempo, época do colégio. Mto bom o repertório. Eu fui ao Hollywood Rock ver o Marillion e o Bon Jovi no mesmo ano em que eles se apresentaram, acho que foi Janeiro de 89. Break it down Again é mto boa, tb adoro Head over Heels. bj, Crica

    ResponderExcluir
  2. Crica, o repertório foi incrível mesmo! Ainda bem que não deixei de ir...

    ResponderExcluir

Diz aí...