quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Eric Clapton - 12/10/2010

Dia 12 de outubro de 2011. Meu presente de dias das crianças foi ir ao show do Eric Clapton! O Deus da guitarra! Que felicidade!

Agradecimentos à amiga Marina Greca que comprou os ingressos enquanto eu viajava e me permitiu ir ao show! Ingressos comprados, mas não sem dúvidas antes, pois a tal organizadora, XYZ Live, resolveu faturar um extra neste show, certo?

Show do Eric Clapton, todo mundo deve sentar, pensaram eles! Então porque não fatiar a pista em 4 setores, além das tradicionais cadeiras e arquibancadas? A cadeira (ou pista) mais longe, setor D, pela bagatela de R$ 300,00. Não lembro o preço dos setores mais para frente, mas ia ficando cada vez mais caro. E ok, por mais que você tenha uma visão melhor, o fato é que eles faturaram bem!

O show foi no estádio do Morumbi e nunca a chegada num show foi tão tranquila lá! Parei o carro, sem flanelinha, andei até o estadio e entrei sem fila. Depois da entrada, uma pulseirinha para identificar o setor, pista D, o qual tinha comprado (ou a Marina tinha comprado).

Devo concordar que lá dentro estava tudo muito organizado. Os setores, locais para entrar e sair dos mesmos, locais para comprar cerveja e comida e também banheiros. Tudo funcionando na mais perfeita ordem. Ponto para a organizadora!

Primeira providência foi comprar cerveja! Sem nenhum perrengue! Entramos no nosso setor, eu, Marina e Marcelo Bella (amigo que resolveu ir em cima da hora, já que um ingresso extra que eu havia adquirido acabou sobrando) e sentamos.

Ouvimos o final do show de abertura do Gary Clark Jr. Eu não conhecia nada e achei o show bom e o cara bem na guitarra. Mas ouvimos bem pouco. Mais uma cerveja antes de começar o show do Clapton e começa.

Todos das cadeiras se levantam e eu que sou baixinho, não vejo porra nenhuma! Quando a pista fica aberta e o público se espalha, normalmente vejo tudo lá de trás. Por causa dos "curraizinhos" eu não estava vendo nada! Mas nosso amigo Bella quando foi buscar as cervejas viu muita gente em pé nas áreas de circulação. Logo, saímos do nosso "curralzinho" e fomos ver o show de pé da área de circulação sem ninguém na frente! Muito melhor!

O setlist do show:
- Key To The Highway
- Tell The Truth
- Hoochie Coochie Man (cover do Muddy Waters)
- Old Love
- Tearing Us Apart
- Driftin' Blues
- Nobody Knows You When You're Down and Out
- Lay Down Sally
- When Somebody Thinks You're Wonderful
- Layla (Derek and the Dominos)
- Badge (Cream)
- Wonderful Tonight
- Before You Accuse Me (cover do Bo Diddley)
- Little Queen of Spades (cover do Robert Johnson)
- Cocaine (cover do J.J. Cale - se bem que essa é quase dele, vai!)
- Crossroads (bis)

O repertório mais blues já era esperado e show musicalmente foi incrível! Os arranjos, a banda e os solos de guitarra quase perfeitos! Confesso que adorei as backing vocals...

Mas como espetáculo, alguns pontos eu considerei negativos. Em primeiro lugar, fazia muito tempo que não estava em um show no Morumbi com som baixo! Não sei o que foi (se a organização da pista, o tipo de som, equalização, etc.), mas desta vez aconteceu e isso pra mim é um erro grave!

Em segundo lugar, nossa estrela é um tanto burocrática nas apresentações! Sem interações, sem conversas! Ok, ele não é uma estrela do rock, é o Deus da guitarra! Mas eu acho que isso faz com que o show fique menos interessante.

Em terceiro lugar, um show neste estilo é sim um show para todos sentados. Mas no estádio do Morumbi não funcionou. Além disso, isto seria um show para uma casa de shows pequena! Claro que é compreensível não fazer 15 noites no Credicard Hall, mas de qualquer forma o espetáculo perde muito em um estádio. O show de ontem me deixou com mais vontade de vê-lo novamente, mas num clima mais intimista, num lugar menor - que dê para apreciar melhor o som e a banda toda.

Tirando isso, música da melhor qualidade, com o público levantando nos clássicos! Claro! Lay Down Sally, Layla, Wonderful Tonight, Cocaine e Crossroads emocionaram! As outras músicas também, mas mais pelos arranjos do que pelo fator "galera cantando junto".

Depois foi sair, de novo na maior tranquilidade e pegar o carro para conhecer o Butcher's Market. Vamos combinar que um sanduba pós show é sempre uma boa pedida e quase uma tradição! Ok, este blog não é o Dicas SP (para moradores de São Paulo) e nem o Gula Capital (para moradores de Brasília), mas eu recomendo muito a lanchonete! Os sanduíches são grandes e muito bons! Perfeito para a larica pós evento musical!

E que venham Bad Religion e Tears for Fears ainda esta semana... Até lá, Lay Down Sally no vídeo abaixo...

4 comentários:

  1. pela foto vcs ficaram em um lugar ótimo! ainda existe um lugar chamado bourbon street em sp? em 2003 ou 2004 fui a um show bb king lá e foi simplesmente fantástico, eric clapton lá seria tudo! para fechar, tears for fears em brasília foi no centro de convenções, aquele lugar é o ó para shows..

    ResponderExcluir
  2. Sim, o Bourbon Street ainda existe e de fato Eric Clapton lá seria sonho! Ainda toca muita coisa boa lá...nem sempre conhecida...mas boa!

    O Tears for Fears vai ser no Credicard Hall aqui, que é um lugar bom!

    ResponderExcluir
  3. Técnica animal do autodidata que não usa o dedo mindinho nos solos. Uma sugestão para diminuir a tremedeira é usar um apoio na câmera. Não sei se existe um alto o suficiente para suplantar o público. Invejinha sua irmão. Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Já pensei no apoio, mas tem esse problema: a câmera precisa ficar no alto! E não sei se apoio comigo segurando vai tremer menos! Mas to quase encomendando um... Foda vai ser entrar nos shows com isso... Não sou imprensa! :)

    ResponderExcluir

Diz aí...