sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A Música Pop - O Início / Michael Jackson

A Música Pop, agora, toda 6a, aqui no Shows, Música e Afins.


Faz tempo que queria escrever uma coluna no blog. Finalmente o tema veio até mim: a música pop! Mas num sentido um pouco mais amplo da coisa.

Pop, genericamente, é algo relacionado a cultura do povo, popular.

A Música Pop, no sentido literal é definida como aquela produzida para fins comerciais, geralmente direcionada a um público jovem e que tem suas composições mais simples em relação a outros estilos.

Mas aqui, com a Música Pop, quero falar não só daquilo que é feito para povo, não só do que é comercial e não só do que é simples. Quero falar daquilo que virou pop, que caiu nas graças das multidões e que marcou época. Que está ou esteve na boca de todos. Que se tocar, você vai se lembrar!

São artistas (muito populares ou aqueles que só produziram um ou dois hits), músicas (hits, divertidas, pesadas, entre tantas) e performances memoráveis... Diversas situações que gostaria aqui de escrever sobre... Claro, por preferências pessoais, imagino que devo acabar caindo mais para a música internacional, para o rock pop e provavelmente para os anos 80 e 90. Mas... vamos ver para onde isso caminha!

Eu particularmente sou um fã do pop, no sentido amplo da coisa. Não sou o tipo que baixa álbuns inteiros. Gosto daquela música que faz sucesso. E as vezes, gosto da música antes dela fazer sucesso, mas ela cai nas graças do povo. Meu ouvido gosta do que todo mundo gosta. Mas, sempre com limites, claro!

Isso de fato decola semana que vem... E para marcar este começo, O Rei do Pop!

Michael foi um dos maiores artistas negros da história até aqui (existem tantos artistas negros brilhantes, que mesmo sabendo que ele pode ter sido o maior expoente, não tenho a segurança para afirmar que de fato ele foi o maior)! Tornou-se o maior artista pop da história não só pela sua música, mas também pelo carisma (que depois de velho passou a ser mais excentricidade) e principalmente pela sua interpretação e dança. Tudo junto.

Putz! Sério que eu vou escrever o que todo mundo já sabe? Provavelmente sim, mas estou escrevendo sobre o Michael Jackson para poder lembrar sobre o passo de dança mais pop da história: o moonwalk.

Ele foi apresentado pela primeira vez dia 25 de março de 1983 no show especial para a TV, Motown, Yesterday, Today, Forever. Não poderia concordar mais com o título do show. Os Jacksons, contratados pela Motown quando ainda eram uma banda, se apresentaram na comemoração dos 25 anos da gravadora e Michael depois fez a performance solo de Billie Jean, composta por ele mesmo e gravada já pela Epic.

Segundo Michael Jackson, o passo foi inventado junto com as crianças com quem brincava em Indiana, onde nasceu. Mal sabia ele que este passo o sacramentaria como o artista como o maior nome da época em que foi apresentado e o estabeleceu como o artista pop mais importante da história, até aqui.

Então foi assim... Direto do túnel do tempo!


Até as próximas sextas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...