sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Isso é Pop! Hammer Time

Quem não lembra e de repente, não canta até hoje: Can't Touch This?

Não tem erro, MC Hammer é pop! E de tão pop, em uma época (final dos anos 80 e início dos anos 90) em que o hip hop americano ainda era muito duro e cru, foi muito criticado pelos outros rappers americanos.

MC Hammer é considerado até hoje um dos maiores rappers da história. Além disso, um coreógrafo de mão cheia, empresário de capacidade duvidosa e sem dúvida, uma figura divertida.

Em 1990, amigo do Arsenio Hall, Stanley Kirk Burrell, verdadeiro nome do artista, é convidado para cantar em seu programa e canta 'U Can't Touch This', antes mesmo do lançamento oficial da música. Uma repercussão estrondosa, com suas coreografias cheias de energias e suas hammer pants (calças hammer) douradas. A verdade é que o bicho pegou! Pegou tanto que a música chegou a posição número 8 da Billboard, fez o artista vender milhões de cópias, ganhar diversos prêmios e ganhar notoriedade mundial. No Brasil a recém criada MTV, fez o artista bombar por aqui também.


Mais adiante, Rick James, compositor de 'Super Freak' processou Mc Hammer e ganhou o direito, em um acordo, de ser citado como co-autor da música, faturando alguns dos milhões de dólares que a música fatura até hoje.


Depois disso, as coisas nunca mais foram as mesmas. Seu segundo grande sucesso, '2 Legit 2 To Quit' de 1991, utilizava sampler de 'When the Doves Cry' do Prince e 'We Care a Lot' do Faith no More. Vendeu muito, tocou muito, mas não atingiu o sucesso de 'U Can't Touch This'.


A útlima grande aparição musical de Mc Hammer foi com 'Pray', uma simpática música, mas que não voou muito alto. Mas de qualquer forma, a música já demonstrava o futuro do artista que virou pastor.


Em 1996 Mc Hammer declarou falência. Super produções, luxos, equipe enorme de apoio e prioridades erradas. Já no final dos anos 90, o artista se recuperou e hoje, além de pastor, continua como empresário com relativo sucesso, tendo aparecido recentemente até com Psy.

Hammer time! Isso é pop!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...