segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Thesaurus: Blues - Por Zeca Dom

Hoje, eu Zeca Dom, começo mais uma coluna no Shows, Música e Afins. No Thesaurus, por Zeca Dom, vamos explorar os conceitos e jargões da música, tendo como base alguns trabalhos acadêmicos e literaturas da música. Sejam bem-vindos!

==============

Vamos dar uma lida neste trecho de crítica musical de autoria de Hermano Viana: 

‘O pop negro contemporâneo, em raros e intensos momentos, cometeu o pecado mais temido por qualquer religião: destruir a fronteira existente entre o sagrado e o profano. Durante toda a primeira metade do século XX, as culturas afro-americanas pareciam distinguir claramente a música divina da música demoníaca. Tanto que vários cantores de blues, no final de suas vidas, se transformaram em reverendos protestantes e passaram a cantar spirituals. Nunca vice-versa.

O soul modifica esta situação. Ray Charles, Sam Cooke e James Brown uniram o gospel ao rhythm and blues, sem cerimônias. Na Jamaica, final dos anos 60, aparece outra combinação explosiva: os cânticos da religião rastafari se unem aos ritmos sedutores do ska e do rock-steady produzindo o reggae. Bob Marley foi o principal artífice e divulgador desta nova música. Devoção ou sacrilégio?' Fonte aqui!

Entendeu? Não? Normal...

A música pop possui o jargão próprio que, as vezes, deixa a gente meio tonto. Conhecer este vocabulário, não é uma condição essencial para se apreciar boa música. Pelo contrário, em música ou a gente gosta da composição ou não. E este é o melhor critério!

Mas os conceitos/rótulos podem tornar nossa apreciação mais divertida nas intermináveis discussões sobre música…

Neste sentido, temos que saber que rótulos em música tem limites muito tênues; é o caso de pop e rock, por exemplo. Agora, quão mais antigo é o rótulo, mais definidos tendem a ser seus limites e artistas. Vamos começar com um rótulo  beeemmm básico. A importância  deste termo  para a música pop hoje é tão vasta, e muita gente não percebe. Quando você pega qualquer composição os traços de Blues estão lá,  e durante nossos textos vou destacá-los para os interessados. Olha aí uma definição:

Blues: A variante rural norte-americana do termo consistia basicamente em composições em sua maioria, de 12 compassos e três acordes, com a repetição do primeiro verso da estrofe duas vezes antes de passar ao terceiro (estrutura A – A – B). A variante urbana iria manter a carga emotiva rural, mas com uma diversificação dos temas, mais urbanos.  

Em outras palavras: a música toda se repete a cada 12 vezes! Sempre!

Ótimo exemplo para começar a semana: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...