quinta-feira, 31 de maio de 2012

Legião Urbana com Wagner Moura - 30/05/2012

Eu costumo dizer que existem 3 tipos de pessoas no que se refere à Legião Urbana: os que odeiam (não gostam ou não aguentam mais ouvir por causa das rodinhas de violão), os que gostam e os que amam (super fãs ou gostam e tem uma ligação forte com Brasília). Eu estou no grupo que ama e por ter sido criado em Brasília, essa banda tem um significado todo especial.

Então vamos combinar que se você odeia a banda, é melhor nem ler o resto do post. E como eu gosto muito mesmo de Legião Urbana, a coincidência deste ter sido o show de número 200 da minha vida, não poderia ter sido melhor! Pra mim, não teria melhor forma de comemorar este número!

Ingressos comprados, amiga vindo do Rio (valeu, Flavia!) especialmente pro show e muita vontade de ver os caras. Receita de sucesso! Eu tinha certeza que eu cantaria tudo e como tinha dito ao meu amigo Otavio, tinha certeza que seria show para cantar tudo do fundo da alma! E diferente não foi e com certeza foi o show que eu mais cantei junto na minha vida. Também concordei com um post que li que não foi o melhor show da minha vida, mas seguramente foi um dos mais emocionantes que já vi.

Foram dois shows, dias 29 e 30 de maio. A MTV transmitiu ambos ao vivo por se tratar de um Especial MTV em homenagem a banda e como Renato Russo se foi, o nome escolhido para substituí-lo no vocal foi o de Wagner Moura (por ser fã da banda e por ter cantado Legião em dois filmes já feitos por ele). O show do dia 29 foi largamente comentado nas redes sociais, portais de internet, etc. e muitos criticaram a escolha e performance do Wagner Moura. Eu deixei para ter minha opinião própria no segundo dia do show.

O setlist foi:
1) Tempo Perdido
2) Fábrica
3) Daniel na Cova Dos Leões
4) Andrea Doria (com participação especial de Fernando Catatau na guitarra e vocal)
5) Quase Sem Querer - vídeo no final do post
6) Eu Sei
7) Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto
8) A Via Láctea
9) Esperando Por Mim
10) "Índios"
11) Monte Castelo (com participação especial de naipe de cordas)
12) O Teatro dos Vampiros (com Marcelo Bonfá cantando)
13) Geração Coca-Cola (com Dado Villa-Lobos cantando e participação especial de Clayton Martin na gaita)
14) Damaged Goods (cover do Gang of Four com dado Villa-Lobos cantando e participação especial de Andy Gill na guitarra e Bi Ribeiro no baixo)
15) Ainda É Cedo (trecho de "Love Will Tear Us Apart" do Joy Division com participação especial de Andy Gill na guitarra e Bi Ribeiro no baixo) - vídeo no final do post
16) Baader-Meinhof Blues
17) Sereníssima
18) Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar
19) Há Tempos
20) 1965 (Duas Tribos)
21) Perfeição (trecho de "Lithium" do Nirvana)
22) Teorema (introdução com Faroeste Caboclo cantada só pela platéia) (bis)
23) Antes Das Seis (bis)
24) Giz (bis)
25) Pais e Filhos (trecho de "Stand By Me" de Ben E. King) (bis)
26) Será (bis)
27) Faroeste Caboclo (bis - cantada a pedido do público)

Foram 27 músicas, sendo muitas delas das mais famosas do rock nacional. Enfim, show para cantar do fundo da alma do início ao fim.

FOI EMOCIONANTE! Todo mundo cantando junto! Loucura total! Pelo fato da Legião Urbana ser uma das maiores bandas do rock nacional dos anos 80, pelo fato do Renato Russo ter morrido e por isso a banda ter acabado (e por isso não termos mais shows da banda) e pelo anúncio de que muito provavelmente estes seriam os últimos shows nos quais Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos iriam tocar o repertório da banda juntos, fez com que estas apresentações fossem muito concorridas e era só fã (ou quase, pois um cara foi expulso por dizer que a estrela Dado Villa-Lobos era um FDP).

Eu vi gente que nasceu poucos anos antes do Renato Russo morrer chorando nas primeiras músicas do show. Vi fã que viu o último show da Legião chorar. Vi muita gente se arrepiando com algumas músicas, como eu por exemplo. Vendo isso, aí sim você tem certeza da dimensão da influência da banda.

Participações especiais de Fernando Catatau (guitarra em várias músicas e vocal em uma) e Clayton Martin (gaita em uma música) do Cidadão Instigado. Bi Ribeiro tocando baixo em algumas músicas, como forma de agradecimento a ele por receber a banda no Rio de Janeiro e ao Paralamas do Sucesso por ter ajudado a banda no início. Teve naipe de cordas em 'Monte Castelo' e ficou bonito. A participação especial mais expressiva foi de Andy Gill, guitarrista do Gang of Four. E foi expressiva pelo cara ser de uma banda gringa, mas principalmente por ser o cara de uma banda que influenciou fortemente o Legião, mas principalmente o Renato Russo.

E o Wagner Moura? Sim, ponto pacífico! Ele é ator! Desafinou várias vezes! A banda não alterou as músicas para encaixar no tom dele (que não canta de todo mal) e ele também não atinge as notas do Renato Russo que era um baita vocalista. Mas e aí? Pouco importou para quem estava lá. Primeiro porque a platéia cantou todas as músicas e a voz dele apenas dava um guia de por onde ir (por vezes era simplesmente ignorada, pois ele cantava da forma dele e a platéia seguia a versão original da música). Em segundo lugar porque este show era uma homenagem e ninguém esperava um substituto do Renato Russo. Não sei se na TV foi ou se no DVD ficará bom, mas ao vivo, ali na galera valeu!

Minha opinião final é de que sem contar os fatos dele cantar mal, de que ele é fã da banda e de que cantou super emocionado (o que contou para a apresentação em si), o que valeu mesmo foi a coragem dele em se meter no palco e encarar duas noites cheias de fãs cantando músicas de uma das principais bandas brasileiras. Acho que ele merece minhas palmas por isso. E no final, eu nunca vou poder dizer que fiz dois shows com uma das bandas que mais gosto na vida. Ele vai...

E foi isso! Um banda que fez história! Músicas de sucesso! 8 mil fãs enlouquecidos! 1 fã nos vocais! E MUITA, MAS MUITA EMOÇÃO MESMO! Valeu cada centavo do ingresso e seguramente um dos shows que nunca mais vai sair da memória! No final, eu só queria que eles devolvessem a minha voz. GRANDE SHOW DE NÚMERO 200!

Sobre o local, o Espaço das Américas precisa arranjar uma forma de subir a altura do palco e dos telões. Atrapalha e muito o show e quem quer ver a apresentação. Não sei se o show do Morrissey estava muito mais cheio, mas o bar, banheiro e estacionamento desta vez estavam muito tranquilos mesmo. Ponto positivo para a casa de show. E como a Flavia estava comigo (viciada), o sanduíche pós show foi no tradicional New Dog, porque é preciso comer sempre!

E claro que temos vídeos! Peço desculpas por todas as mãos e câmeras na frente das filmagens, mas o Espaço das Américas tem um palco baixo e a galera estava enlouquecida.

- Quase Sem Querer



- Ainda É Cedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...