domingo, 20 de maio de 2012

Orquestra Voadora - 19/05/2012

Na noite de sábado em que foi este show, eu confesso que estava com zero vontade de sair de casa. Já tinha passado a tarde toda no bar e estava só bagaço. Mas eu tinha convidado o povo para a festa e não poderia ser eu o único a faltar (ainda mais porque iriam pessoas com quem eu não saía há muito tempo). Me armei de ânimo, coloquei minha melhor roupa (NOOOOOT) e partiu para a Festa Voadora, onde a Orquestra Voadora faria uma apresentação.

O que eu conhecia da Orquestra Voadora? Comentários dos outros e um vídeo que havia visto no Youtube e confesso que achei o som bom e confuso.

A festa foi no Estúdio Emme e a última festa que tinha ido lá, a Let's Groove com a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana tinha sido espetacular. Ontem, na Festa Voadora, o som estava espetacular, mas foi uma overdose de samba rock antes do show, a ponto de encher o saco.

O show começou as 2 da manhã e eu já estava meio bodeado (quem estava comigo então...). Não levei câmera e falei que seria um show que eu veria, mas não iria escrever para o blog. Um show só para curtir. E o show começou meio lento, até pelo bode que já estava rolando. Mas terminou de forma tão espetacular e com alguns detalhes tão legais, que não pude deixar de registrar o show no blog.

Hoje não tem setlist. Nem sei se consigo lembrar de tudo que ouvi ontem, mas foram 2 horas de show pelo menos. Além das músicas próprias, os caras tocam Roberto Carlos, Mutantes, Tim Maia, Chico Science e Nação Zumbi e o estilo da banda cabe perfeitamente nestes estilos nacionais. Mas a surpresa de ouvir Stevie Wonder e Rage Against the Machine (que no momento que eu ouvi ficou claro que era a melhor versão da noite, mas depois fiquei em dúvida com tanta coisa que eles tocaram).

As músicas próprias acabam por não animar tanto a galera e rola um excesso de notas em alguns momentos, uma confusão de sons. Como bem disse Camila Rondon (veja o post anterior) que estava lá comigo, parece que falta limpar um pouco o som e deixar ele mais simples. Por vezes as notas são tão altas, que também rola um som meio incômodo pro ouvido. Mas a energia é sensacional!

Mas a surpresa da noite e o motivo maior deste post vem de uma pergunta, de novo, da Camila Rondon: quem está tocando o baixo? A gente não vê ninguém e conclui: ok, tem uma base sendo tocada no fundo. Até que reparo que o baixo vem da tuba! SIM, DA TUBA! E QUE SOM MANEIRO!!! PIREI!!! Baixo de funk, negão mesmo! SURPREENDENTE!!! Ficou uma vontade de ver a tuba como baixo em uma banda, num trio ou em qualquer outra configuração de banda.

E para terminar o show, as 37.392 pessoas que estavam no palco (sim, a banda é bem grande: naipe de metais - saxofone, tuba, trompete e outros e muita percussão) vão pro meio da galera e incendeiam o final o do show. Toca forró, samba, black nacional e com evoluções na pista de dança, de repente você vê todo mundo pulando, dançando e numa vibe inacreditável. Até dar a volta no salão, o público todo deu!

Parabéns para a Orquestra Voadora, pois a apresentação que começou mais ou menos, terminou em GRANDE estilo! Recomendo muito a quem gosta de festa e carnaval!

O vídeo da vez não é meu. Peguei do Youtube mesmo uma edição deles tocando 'Know Your Enemy' do Rage Against the Machine (foi a música que me fez começar a pular no show). Tentei achar algum vídeo que deixasse claro o som da tuba, mas não consegui, mas fuça no Youtube que tem vídeo pacas e umas versões incríveis.

2 comentários:

  1. O Mestre da Tuba é Tim Malik e dá para ver e ouvir legal seu som e seus solos incríveis nessa música:
    http://www.youtube.com/watch?v=JwyAXfPRGHk

    Valeu pelo texto e pelas críticas construtivas!

    ResponderExcluir

Diz aí...