quarta-feira, 9 de maio de 2012

Carnaval Já Começou?

Desde que voltei do carnaval deste ano, tenho pensado em escrever um post sobre esta festa que eu tanto gosto. Mas o tempo foi passando e perdi o timing para escrever sobre o tema. Inclusive faz tempo que venho escrevendo só sobre shows e esquecendo as músicas e os afins. Como um dos compromissos que tenho comigo mesmo para 2012 é recuperar um pouco os temas adjacentes deste blog, hoje um post sobre música e sobre o carnaval.

Mas vai falar sobre carnaval em maio? Praticamente, mas na verdade sobre música, pois ontem tive minha primeira participação na oficina de batuque do Bangalafumenga (um dos tradicionais blocos de carnaval do Rio de Janeiro). Roubando do grupo do Facebook parte da definição/descrição deste nome: "No dicionário, Bangalafumenga quer dizer um indivíduo sem importância, um "João Ninguém". Na tradição do nosso samba, era o nome dado às casas do Rio Antigo que abrigavam as batucadas, numa época em que carregar um violão era caso de polícia."

Durante parte do ano de 2011 ouvia quase todas as semanas uma amiga minha (sim, você Janaina!), paulista, mas mais viciada no carnaval do Rio que eu (conforme citado em posts anteriores: carioca de nascença, brasiliense de criação, paulista por opção: cidadão do mundo com muito orgulho), falar todos os dias que eu deveria participar da oficina do Banga. 2011 foi um ano complicado e apesar de ter tentado vários dias, só consegui ir conferir o último ensaio aberto dos batuqueiros. Depois fui vê-los na Vila Madalena. E como todo bloco de carnaval bem feito, é uma energia incrível. E ver a alegria dos batuqueiros (principalmente da dona Janaina - segunda citação) que estavam tocando pela primeira vez ao público me fez querer participar daquilo em 2012.

Eu sou um viciado em música! Apesar de não gostar de todos os estilos (não me gabo de ser eclético como muita gente por aí), meu gosto abrange uma certa variedade de sons feitos por aí (do rock ao samba, passando por alguns outros ritmos nacionais). A percussão já tem um espaço especial na minha vida nos últimos anos com as minhas aulas semanais (ou quase sempre semanais) de bateria com o mestre Sandro Grineberg. Então juntou carnaval, percussão, diversão? Tô dentro! E para deixar mais especial ainda juntaram-se os amigos: que lá já estavam (Janaina - terceira citação e Raphael com PH) e outros que decidiram entrar também (Beta, Renato e Samanta). E grata surpresa ao chegar ao primeiro encontro desta oficina e ainda encontrar outros amigos de forma inesperada! Sensação de que as terças serão pelo menos divertidas com pessoas queridas por perto (e ainda tem muita gente pra conhecer)!

Sobre o primeiro dia da oficina? Peguei a caixa, na esperança de que meu lado baterista amador me ajude um pouco e também na esperança de quem sabe me tornar um melhor baterista por conta do batuque! Fiquei animado! Primeiro encontro com muita informação e muito exercício repetitivo! Mas a primeira sensação de fazer um som (mesmo com todos ainda descobrindo como aquilo funcionava) com todos os instrumentos é indescritível. Ficou a certeza de que fiz uma aposta certa para as minhas terças-feiras.

Algo que seguramente fará bem pra minha alma! Viva a música! Viva a percussão! Viva o batuque (minha nova paixão a primeira vista!)! E sim, o carnaval 2013 JÁ COMEÇOU!

Só para manter a tradição dos posts, abaixo um vídeo do carnaval deste ano. Não é do Banga e sim do Sargento Pimenta (bloco novo do carnaval carioca que toca Beatles). Mas como eu gosto dos meus vídeos amadores, segue a filmagem apenas para dar o gostinho ao fundo desta festa tão sensacional!

2 comentários:

Diz aí...