quarta-feira, 16 de maio de 2012

Camila Rondon - 15/05/2012

Mais um post daqueles complicados de escrever. Neste caso, em primeiro lugar, a dificuldade está no fato de escrever sobre uma amiga, Camila Rondon. Em segundo lugar, porque é sempre muito fácil escrever sobre bandas ou artistas com músicas conhecidas e o clima da galera. Mas será a primeira vez que irei escrever sobre uma artista que está buscando seu lugar (apesar da minha pessoa já conhecer todas ou quase todas as músicas). E te digo, pelo pouco que acompanho, que não é fácil não.

Dificuldade em marcar show, em conseguir uma banda legal para acompanhar, pagar para tocar. Gravar CD, conseguir boas pessoas para produzir, pagar por isso e pela impressão do CD. Enfim, não pode descansar e tem de ter muita força de vontade.

Tenho alguns amigos tocando atualmente: por diversão, para fazer um troco a mais ou buscando fazer da música o seu modo de vida. Considerem Camila Rondon um primeiro capítulo. Vou tentar ir aos shows dos outros também e posto aqui.

Minha amiga ia tocar no Bourbon Street, casa que eu adoro ver shows. E por mais que fosse apenas um show de abertura (importante é divulgar o trabalho) com cerca de 8 músicas, era uma oportunidade de ver alguns dos novos arranjos das músicas dela que estarão no seu 1o CD que será lançado em breve (podem esperar um post no futuro do show de lançamento deste CD, que está sendo produzido por Luis Paulo Serafim). O show principal da noite seria da Lurdez da Luz, considerada por alguns um dos grandes expoentes do hip-hop atual.

Início de carreira é isso, nem seu amigo, no caso eu, consegue chegar na hora! Por isso me desculpo! Casa não muita cheia, mas com gente que foi lá só pra vê-la! E até gente que estava indo vê-la pela primeira vez. Problemas no cabo do microfone. Gente falando alto pacas, também conhecido como falta de educação. Mas o que importa é que o show tem de continuar e assim foi, e sou só elogios para a amiga: enquanto poetisa/compositora (e vale lembrar, já que ela esqueceu de dizer ontem, que as composições são parceria com Rafael Ramos) e enquanto cantora.

O show tem blues, samba, MPB e poesia. E aqui menção honrosa a outra amiga que subiu no palco e soltou seus versos, Amanda Teixeira (está no vídeo). Sorrisos, sambadinha, convidado para improvisar rimas no palco e confesso que fico impressionado com a evolução da minha amiga, quando lembro dos primeiros shows que vi.

Aqui vai o setlist dela de ontem (normalmente é maior) e que você pode ouvir parcialmente no MySpace (Clique aqui) ou até mesmo buscar no Youtube. Também tem vídeo feito por mim no final do post, como sempre. Se você gostar, busca mais coisa e vai no próximo show dela!
1) Chama
2) Fazer Nada
3) You've Got to Lover Her With a Feeling (cover de Tampa Red)
4) Sobre-humano
5) Rilke (com introdução de poesia de Amanda Teixeira)
6) Sozinha
7) Palavra de Bamba
8) Sapo

Não posso deixar de mencionar o show principal da Lurdez da Luz. Confesso que achei que o som, hip-hop, não cabe muito no Bourbon. Mas tinham algumas pessoas que estavam lá só para vê-la. Eu particularmente gostei de algumas coisas e nem tanto de outras. DJ, batidas e cantora. No meu humilde ponto de vista, o show deve ser mais divertido num palco aberto, mas acho mesmo é que ela varia por muitos estilos (passa por funk, hip-hop, melody) e aí o show acaba se perdendo um pouco. O que eu gostei mesmo foi do som hip-hop, com letras mais fortes (e olha que eu normalmente costumo dizer que o brasileiro precisa aprender a fazer hp-hop mais pop). 'Levante' seguramente foi a música que mais me chamou atenção (pena que por não conhecer muita coisa, não consegui filmar esta).

O setlist dela foi:
1) Andei
2) Onomatopéias
3) Lamento
4) Eu e Você
5) Liri Sista
6) Corrente de Água Doce
7) (não consegui o nome dessa)
8) Beijinho
9) Ziriguidum
10) Levante
11) Ping Pong (bis) (não tenho certeza se o nome da música é esse mesmo)

E abaixo os vídeos da noite.

- Camila Rondon: Rilke



- Lurdez da Luz: Eu e Você

6 comentários:

  1. aaaaaaaaah foi bom demaiiis!
    Fui para ver o o show da Lurdes da Luz e me impressionei em ouvir a Camila.
    O Bourbon Street fez com que este momento fosse ainda mais especial. Que lugar!
    Ambos os shows foram otimos e deixaram o gostinho de quero mais. E é isso ai, eu quero mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons shows em um lugar legal é sempre uma experiência para guardar na memória!

      Excluir
  2. Doca, lindo, muuuito obrigada por esse cafuné gostoso. Amo vc! Camila

    p.s. Eu falei, sim, o nome do Rafa. Sempre falo. Vc que chegou tarde...

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana, de fato você consegue descrever e sentir as dificuldades pelo inicio de carreira.
    Também concordo na evolução da cantora, acho que ela pode dar muito mais, enfim, o tempo é o melhor amigo para esse crescimento e o shows precisam vir para ganhar mais força e unidade.
    Parabéns pelo blog e pelo post.

    Sobre a Lurdez, já é o terceiro show que vejo, em lugares com diferentes públicos e atmosfera, mas ela sempre me deixa com uma enorme dúvida, apesar de gostar de algumas letras, algumas bases, mas acho as apresentações muito colegiais.

    Enfim, viva a música e viva seu blog, que me da a sensação de estar no show, todas as vezes que leio.

    Paz !

    Edu

    ResponderExcluir
  4. Tem de começar a ir a mais shows comigo mesmo! :) Valeu Edu

    ResponderExcluir

Diz aí...