segunda-feira, 21 de maio de 2012

Smash Mouth - 20/05/2012

Um show decepcionante em vários aspectos, terminando numa dos maiores desrespeitos que eu já vi em um show! Assim, infelizmente, foi o show do Smash Mouth.

Então me deixe listar o porquê de tanta decepção. Em primeiro lugar, o show estava vazio. Poucas vezes vi o Via Funchal tão vazio. Fiquei sabendo que a banda veio ao Brasil por causa de um festival que ocorreu no sul e aquela velha coisa, né? Vai tocar no Brasil, então aproveita e toca em São Paulo também. Mas não custava fazer alguma divulgação. Quem viu no letreiro, no site ou na bilheteria do Via Funchal comprou. Muita gente nem soube da apresentação. Noite fria de domingo também não ajudou.

Em segundo lugar, o som estava horrível! Muito mal equalizado. Só se ouvia bateria. Guitarra, baixo, teclado e vocais só lá no fundo! Porrada no ouvido.

Em terceiro lugar, o vocal do gordinho simpático Steven Harwell anda bem sofrível. Não sei se sempre foi assim, se nos discos a voz era tratada ou o que. Nunca tinha visto os caras antes, mas somando-se o péssimo som da apresentação, a voz dele parecia não atingir certas notas e desafinou várias vezes. Mas que ele é uma figura muito simpática, isso é! O baterista fazendo caras e bocas e rodando a baqueta também não ajudou!

Em quarto lugar, eu pessoalmente não curti o repertório. Cerca de 15 músicas e várias outras bem conhecidas ficaram de fora. Eles tentaram balancear todos os discos, mas na minha opinião não funcionou. Tocaram uma música nova de um CD que sairá em breve e segue a mesma linha da banda, que lançou o último disco em 2006. É preciso salientar que os covers funcionaram muito bem. Abaixo o setlist:
1) Everyday Superhero
2) Getaway Car
3) Can't Get Enough Of You Baby
4) Then The Morning Comes
5) Come On, Come On - vídeo abaixo
6) Diggin' Your Scene
7) Story of My Life
8) So Insane - vídeo abaixo
9) Always Gets Her Way
10) Flippin' Out
11) Walkin' on the Sun - vídeo abaixo
12) You Really Got Me (cover do The Kinks)
13) I'm A Believer (cover do The Monkees) (bis)
14) Let's Rock (bis)
15) All Star (bis)

Os pontos altos do show ficaram por conta de 'Then The Morning Comes', 'Walking on the Sun', 'I'm a Believer' e 'All Star'. Eu curti outras também, mas aí vai por gosto pessoal.

Em quinto lugar e o pior de tudo que poderia ter acontecido nesta noite foi a participação especial no fim do show. Participações especiais normalmente são legais. Um convidado, alguém de outra banda que abriu o show, um amigo. Qualquer coisa do gênero. De repente entra um cara e eu demorei alguns minutos até perceber que era o Chorão do Charlie Brown Jr. Entrou com aquela marra, fez alguns minutos de improvisação já na última música do show. Sabe quando a banda da aquela congelada na música e improvisa um pouco? Foi isso... Ele fez aquelas rimas, explicou que tinha tocado com a banda no dia anterior, que tinha adorado os caras, etc. A música voltou, ele fica no palco, entra na música na hora errada e literalmente fode o final do show. Calma, não acabou...

Fica fazendo aquelas rimas que só ele e os fãs da banda acham super inteligentes ("Eu sou de Santos e skate é minha alma. Quem gostou levanta a mão e bate palma!" Oi? Isso virou show de axé? Ele realmente pensa e escreve isso?) e manda que quem está ali de fato tem bom gosto musical. Ambos estávamos ali por gostar de Smash Mouth, mas não pegou bem ele avaliar o bom gosto musical das pessoas que ali estavam. Como fica metade da platéia que curtiu ele ali e a outra metade que xingava? Quem tem melhor gosto musical? Mas calma, tem mais...

Ao acabar a música, o guitarrista e o baixista do Charlie Brown Jr. assumem os instrumentos do Smash Mouth e junto com o tecladista e baterista (sob orientação do batera do Charlie Brown) da banda americana, tocam 3 músicas da banda de Santos com Chorão nos vocais e já no meio da platéia! Cara, eu não paguei para ver aquilo (e não paguei mesmo, pois ganhei ingresso da minha amiga Janaina - obrigado mais uma vez!!!) e achei uma baita falta de respeito. Por parte da banda brasileira que não teve o famoso e antigo "semancol" de sair dali e da banda americana que esqueceu de quem tinha ido até ali vê-los. Poderiam pelo menos ter tocado uma mais para encerrar o show.

Em defesa dos caras, o que eu posso dizer é que o Steven estava de fato se divertindo vendo os brasileiros tocar (dançando no palco e tomando uma cervejinha). E o Chorão em algum momento ficou de fato sem graça, pois segundo palavras dele "a gente veio aqui para ver vocês tocar e não para tocar para vocês". Mas enfim, alivia, mas não justifica tamanha falta de respeito. O Charlie Brown Jr. encerrou o show do Smash Mouth!

E para coroar minha frustração, morri com um ingresso grátis na mão, pois não achei NINGUÉM topando um show grátis num domingo de noite. Ainda bem que todos que recusaram não perderam grande coisa. Eu pulei, cantei junto e curti o que deu. Infelizmente ou felizmente continuo fã da banda e estou ouvindo eles desde que acordei. Espero que um dia veja um show melhor do Smash Mouth. Pelo menos eles parecem ter se divertido bastante...

Abaixo 3 vídeos do show de ontem, incluindo o maior sucesso deles. O som não está dos melhores como disse, mas... Para quem gosta, aí vai. Normalmente os vídeos vão na ordem do show, mas neste caso, a música mais conhecida vem primeiro.

- Walking on the Sun



- Come On, Come On



- So Insane

2 comentários:

  1. Que droga, hein? Mas pelo menos valeu a diversão. (Adorei a rima: "Eu sou de Santos e skate é minha alma. Quem gostou levanta a mão e bate palma!" Um refino, só...). Abs! Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um poeta... Mas é isso, algum show ruim tem de rolar! Mas sempre vale a diversão! Abs

      Excluir

Diz aí...