quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Sobre Covers&Orginiais: You Really Got Me (Kinks - 1964 / Van Halen - 1978)


A chamada Invasão Britânica de 1964 - primeira de várias ondas sucessivas de grupos e artistas ingleses a alcançarem sucesso nos Estados Unidos - revelou o impacto que os  primeiros grupos de rock norte-americanos tiveram na Inglaterra. E, os jovens britânicos, no afã de imitarem o rockabilly e os bluesmen da América, fizeram o favor para a humanidade em gerar grupos como Beatles, Rolling Stones, The Who e… The Kinks.

(Não se iludam, todavia: a lista de artistas dos anos 60 ingleses dá margem a centenas de páginas. Aliás, uma boa dica para um post lá na frente. Mas hoje o tema são os Kinks.)

O que dizer sobre este grupo? Eu penso que suas músicas são auto - explicativas no que diz respeito a como eles eram interessantes. Olha este riff:


Existe uma história muito interessante, sobre este riff de guitarra: os guitarristas ingleses de Rhytm n Blues não botaram fé que um bando de garotos teriam conseguido, sozinhos, criar um riff tão poderoso. Foi aí que começou a lenda de que Jimmy Page (guitarrista do Yardbirds e Led Zeppelin) teria gravado para os moleques.

Mas a linha de guitarra é realmente além dos Kinks. E olha que eles são MUITO foda: pense que Pete Townshend, guitarrista do The Who se inspira em 'You Really Got Me' para compor 'My Generation' (!!!!!!!).

E que letra é essa, gente? Ela vem fritando junto com a levada que iria influenciar o Heavy Metal:

Girl, you really got me goin'
You got me so I don't know what I'm doin'
Yeah, you really got me now
You got me so I can't sleep at night

A mais pura energia jovem. Só que estamos na década de 60! 

Aí temos, depois, o Van Halen.
Aquele grupo californiano, centrado no virtuosismo e originalidade de Edward Van Halen, conseguiu dar um ‘up’ em uma música que já era d’outro mundo. 

Ocorre o seguinte: as composições robustas do Van Halen (vide 'Panama' ou 'Jump') eram centradas na criatividade de riffs e de solos do Eddie. Ele inclusive desenvolveu uma técnica de tapping para os solos, criando um som único. Vide por exemplo, o solo feito em 'Beat It' de Michael Jackson que foi feita pelo Van Halen. Observe como o cara usa o dedo indicador direito, tateando o braço da guitarra: tapping.


No caso de 'You Really Got Me', a gravação vem na sequência do clássico solo 'Euruption' - sim, o solo é O clássico. Quando você ouvir vai saber o porquê. Todo guitarrista tentou imitar este solo… - E a música era executada nas rádios em sequência com se fosse a mesma faixa. Tanto é que muitos acreditavam que a música era, de fato, composta pelo Van Halen! Ouve aê:


O que eu mais gosto dos covers, é a capacidade de trazer uma leitura de um som antigo, com uma nova roupagem, retomando o que foi legal das gerações anteriores. E eu te digo: muita gente NUNCA tinha ouvido falar de Kinks na década de 80 e no início do seculo XXI, pelo game Guitar Hero.

Sim! Ou você nunca jogou Guitar Hero? Eles fizeram o favor de ressuscitar vários sons. Por exemplo, 'Shout at Devil' do Motley Crue


Semana que vem tem mais!!!!!!!!!!!!! E ainda tem o Thesaurus, esta semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...