segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Sobre Covers&Originais: Hey Hey Helen (ABBA - 1975 / Lush - 1990)


Este é um caso interessante, que acontece com muita gente: quando você ouve uma música de uma banda e surpreende-se em saber que ela não só é um cover, um cover improvável e pior, o original é surpreendentemente legal.

Isto certamente aconteceu com fãs de diversas bandas que, em seu desejo de homenagear seus ídolos (ok, ok, as vezes para sacanear mesmo…) eles acabam alavancando as carreiras dos veteranos. Um caso engraçado, por exemplo, ocorreu com o US3 quando do lançamento de seu grande primeiro hit de um grande álbum, Cantaloop (Flip Fantasia - 1993). Pegando sons de uma gravadora que caiu no esquecimento, receberam uma ligação da Blue Note Records agradecendo pelo resgate propiciado pelo mega sucesso do Acid Jazz.


Voltando ao tema de nosso post, o Lush, uma bela banda de belas vozes, e belas guitarras, lança seu álbum, Gala em 1990. O som delas era bem antenado com o momento do Indie rock Inglês - guitarras estridentes, linhas de baixo e baterias em frequência media, não raro usando uma batida dobrada, roubada do funk. Era então a época das guitar bands, contrastando com o Grunge Norte-Americano.


Aí eles me lançam um som bastante divertido no fim do disco - este, no geral super etéreo - que destoava um pouquinho mas nem tanto.


Tal não foi minha surpresa: era ABBA!

Aquele grupo nórdico, para muitos redimensionou o conceito de música pop (vide verbete!) - para desespero dos Beatlemaníacos. Faziam pop do mais puro que se tem notícia. Muitos os conhecem por exemplo, por 'Dancing Queen', mas eles fizeram muito mais. Curiosamente, nem todo ouvinte médio de ABBA conhece 'Hey Hey Helen'. Mas o grupo era tão pop  e ao mesmo tempo tão bem equilibrado, que conseguiram fazer o que muita gente rala pra fazer até hoje: rock n roll básico com guitarras distorcidas. E esta que é a Helen original:


Desnecessário dizer que o ABBA é, para muitos, sinônimo de cafonice. Mas de boa, eles tinham uma pose que nem dava de perceber isso. Aliás, muita gente nos 70s se vestia assim...

Gente, até semana que vem!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...