segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Thesaurus: Hip Hop e Samplers - por Zeca Dom


Hip hop: Variação da música negra urbana do inicio dos anos 80, que trabalha com vocais rápidos e falados (raps) e samplers, com batidas pesadas e sincopadas. Cabe lembrar que o hip hop agrega uma grande variedade de estilos e temáticas. Havia, por exemplo na década de 90 um estilo que enaltecia a violência, o gangsta rap de grupos como o NWA (sigla para Niggaz with Attitude) ou artistas solo como Ice T ou Snoop Doggy Dogg.

Ice T:

Existem também grupos que lidam com o questionamento da condição do negro americano na sociedade a exemplo de grupos como Public Enemy e Naughty by Nature, como o clássico 'Fight the Power' do PE:


Este mesmo estilo entrou em voga na metade dos anos oitenta com a sua combinação com o rock – um Crossover - feita inicialmente pelo grupo RUN DMC e o grupo de hard rock Aerosmith com a música ‘Walk this Way’:


O hip hop se internacionaliza e passa a ter sotaque: vide Control Machete ou Orishas - espanhol; Mc Solaar - veterano francês; Racionais, Gog, Marcelo D2 no caso brasileiro. E a internacionalização trouxe também temáticas  e adaptações variadas.


Sampler: literalmente, ‘amostra’. Os samplers tornaram-se muito populares no fim dos anos 80 e a sua utilização sugeriu repensar as idéia de autoria de músicas. O princípio é bastante simples: um artista ao ouvir uma determinada música, ‘pega emprestado’ um trecho da mesma composição e a utiliza em outra, tudo isso sendo feito com o auxílio das novas tecnologias dos últimos trinta anos. Algumas músicas com samplers são bastante fáceis de serem identificadas, outras não; os gêneros musicais que trabalham mais com DJ's tendem a usar e abusar deste recurso – hip hop e musica eletrônica.

Neste som do Gog - artista do DF - um dos samplers é do Jorge Ben Jor. O interessante é que você identifica o sampler, mas é outra música.

Semana que vem é nóis na fita mano!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...