quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Sobre Covers&Originais: Are You Experienced? (Jimi Hendrix, 1967; DEVO, 1984) por Zeca Dom


Posso afirmar com certa tranquilidade que, qualquer ser humano que se diga apreciador de Rock, ainda que eventual, deve ter visto ou ouvido algo de Jimi Hendrix. Seu trabalho musical, sua imagem e sua época tornou-se um dos ícones relacionados ao rock: psicodelia, rock, guitarrras, sexo, drogas, excessos. Estas imagens confusas possuem quase sempre, um guitarrista negro, vestido como cigano, comandando os trabalhos com sons e solos alucinantes com luzes estroboscópicas e caleidoscópicas.



O trabalho de Hendrix - e das grandes bandas da década de 60 - tem um viés criativo explícito, e também um aspecto tecnológico não tão evidente: a inovação do uso da guitarra elétrica e das técnicas de produção fonográfica. A música e o album homônimo de 1967 possuia aqueles três elementos. Na produção, trechos de guitarra e bateria foram gravados e executados ao contrário, por exemplo, causando uma sensação de vertigem; o uso, relativamente recente, da captação eletromagnética nas guitarras, foi explorada com maestria por Hendrix tirando sons e ruídos. Recorde, por exemplo, a clássica interpretação do hino americano intercalado por sons de bombas caindo - clara referência a guerra do Vietnã, em pleno curso em 1967.

  
As inovações tecnológicas tem influência determinante na qualidade e no potencial criativo dos artistas. Isto ocorreu nos anos 60 e também na década de 80. Nos anos posteriores a Jimi Hendrix, desenvolveram-se novos tipos de artefatos que alteraram ainda mais a produção musical: computadores e sintetizadores, a base da chamada música eletrônica contemporânea.

Uma tendência musical fortemente orientada nestes equipamentos, típica do chamado Primeiro Mundo era chamada nas décadas de 70 e 80 de tecnopop  ou synth  pop (bastante distinta do Techno das décadas mais recentes!). Os grupos de musica pop foram fortemente influenciados por esta tendência ou mesmo aboliram totalmente o uso de guitarras, tais como o Depeche Mode e o DEVO.

Estes últimos, formado por colegas nerds de faculdade em Ohio, 1974, foram uma das bandas que mais inovaram no uso de sintetizadores e exploraram outros limites da música pop. Veio a ser conhecido pelo grande público no Brasil em diversas composições. Eu chamo a atenção de 'Beautiful World' (1981) popularizado na coletânea New Wave Mamão com Açúcar (1985), bastante saudosa para os quarentões.

Mas eles gostavam também de fazer versões, releituras de clássicos. É o caso por exemplo, de 'Satisfaction' (dos Stones) e 'Are You Experienced'. Nesta última, oriunda do grande fracasso comercial Shout, do mesmo ano, Jimi Hendrix é revisitado com sintetizadores em um clipe e música a cara do DEVO - referências kitch, clichês associados ao psicodelismo e o próprio cadáver de Hendrix fazendo o solo de 'Third Stone from the Sun' meio que invertido. E, se isso não bastasse, eles juntaram aí referências ao break dance (!!!)  e diversos samplers.

Por último, este trabalho foi feito com uma tecnologia inovadora para a época, o The Fairlight CMI (computer musical instrument). O resultado, como toda versão, tem seus fãs e seus desafetos. Eu mesmo gosto MUITO da versão do DEVO: muito engraçada e com um loop fantástico que dá a impressão de que a música está indo e voltando, assim como a composição original de 67.


Covers: como uma época 'relê' outra, acrescentando novos significados: este é o caso de 'Are you Experienced'. Semana que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...