terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Summer Break Festival - 07/12/13

O Summer Break Festival começou a ser anunciado antes mesmo de ser formalizado pelo rádio 89 FM de São Paulo, pelo fato da banda de um dos DJ's da rádio estar no lineup. E causou algum alvoroço, pois foi anunciado que o Dave Matthews Band voltaria a tocar por aqui.

Fato é, assim que foi anunciado formalmente o festival, coloquei tudo aqui no blog e foi umas publicações com maior audiência disso aqui que faço pra mim e para os poucos interessados naquilo que escrevo. Assim que começou a vender, comprei dois ingressos: um pra mim e uma pra minha namorada. Convencemos os amigos a comprar e estávamos animados com um grupo bom de amigos que curtiria esta noite juntos.


Depois de algumas decepções com a organização do Planeta Terra (veja aqui!) feita também pela Time For Fun, a produtora me deixou ainda mais irritado pela falta de respeito com o público e por aquilo que acredito ser falta de competência. Provavelmente fizeram um plano, começaram a vender e tomaram um susto tão grande, que resolveram baratear o preço do ingresso. Relato a minha experiência: comprei dois ingressos e paguei R$ 504,00 (uma inteira e uma meia para a minha namorada, usada com carteirinha real, apesar de ninguém conferir na entrada). A meia especificamente custou R$ 140,00 e isso soma-se ainda a taxa de conveniência (conveniente pra quem?). Semana passada, dias antes do festival, um amigo pediu que eu comprasse um ingresso para ele também, outra meia. Paguei R$ 120,00, já inclusa a taxa de conveniência.

Vocalista do SOJA com O Rappa
Como é que é? Eu, que sou fã, corri para comprar o ingresso e garantir meu lugar e pago mais caro. No desespero a produtora baixa o preço e não dá satisfação alguma a quem já comprou? Acho falta de respeito, pois acho que eu deveria receber o que paguei a mais pelo ingresso. Incompetência, pois este tipo de atitude mancha a reputação do festival e mostra que o planejamento de venda versus o preço do ingresso, feito pela Time For Fun, estava bem errado. Fui, pois já tinha combinado com os meus amigos. A vontade de ir novamente não existe.

Mais um festival no Campo de Marte (nunca entenderei como um aeroporto aberto para pouso e decolagem permite um festival de música cheio de gente ao lado da pista, mas ok!) e ao chegar, uma fila quilométrica para quem ainda precisava buscar seu ingresso. Repetindo o Planeta Terra, a estrutura para retirada de ingressos muito reduzida e claramente, ineficiente. Eu, que quando posso, sempre uso o Mastercard Show Pass, entrei rapidamente.

Lá dentro, mais uma vez assim como o Planeta Terra, muitas filas para comprar fichas e nos bares. Os quiosques de venda avulsa de bebidas sempre lotados e com uma (alguns com duas) pessoa atendendo. Vi até alguns vendedores com isopores e carrinhos no meio do público. Terrível! Faltou investimento na estrutura de consumo uma vez mais.

Incubus no palco com a bandeira brasileira
Ouvi falar que os banheiros estavam limpos e tinham papel (o que para as mulheres é sempre bom). Não conferi pessoalmente. O espaço era bem grande e o clima de festival estava ótimo, com um clima bom, muita gente deitada e aproveitando o espaço gramado (espaço melhor utilizado que o Planeta Terra).

Em relação ao som, a qualidade estava boa ao vivo (apesar dos meus vídeos não demonstrarem isso), mas por só ter um palco, alguns problemas aconteceram. O Rappa parou o show logo no início duas vezes, afirmando na segunda, que não tocaria sem o baixo (fato que me foi relatado, pois cheguei logo depois). O show do Incubus demorou bastante para começar, segundo foi relatado, por algum problema elétrico no palco. Isto é, a técnica no palco falhou também.

Agora, vamos falar de música??? Aêeeeeeeee! O lineup do festival tinha uma banda vencedora de um concurso da rádio 89 FM de SP, Nem Liminha Ouviu (banda do DJ da rádio), SOJA, O Rappa, Incubus e Dave Matthews Band. Apesar de gostar das bandas, acho que elas formam um lineup bem esquizofrênico. Tirando SOJA e O Rappa, o resto das bandas ficaram meio perdidas, principalmente o Incubus. Como meu forte não é o reggae e como não queria chegar muito cedo, cheguei para ver o som do O Rappa (que já havia visto no Lollapalooza) e conferir o disco novo ao vivo.

O Rappa
O Rappa no palco
Os caras vieram com uma pegada bem diferente da que eu já tinha visto. Além dos sons novos, com o Falcão tocando guitarra inclusive, algumas coisas puxadas pro reggae. Inclusive, o vocalista do SOJA, banda que havia tocado antes, foi convidado para subir no palco e cantou uma música inteira.

E você gostando ou não, separando os períodos pré e pós Yuka, o fato é: o material antigo do Rappa, põe todo mundo para pular! E a energia, num dia de sol, num ambiente contagiado pela música, é sempre demais!

O setlist foi:

Setlist do O Rappa

As músicas novas já estão na boca de quem gosta. Todo mundo cantando junto e apesar de não ser o melhor material que já ouvi da banda, tem coisas bem boas.

Deixo aqui o vídeo de 'Me Deixa' para quem quiser, pular junto!


Incubus
Fiquei sabendo que eles já tinham passado pelo Brasil, mas achei que era o primeiro show deles no país. Conheci a banda em 2001 e desde então conheci pouca gente que gosta da banda. Mas, para o meu grato espanto, a banda tinha muitos fãs que curtiram a apresentação. Mas também tinha muita gente simplesmente aproveitando para colocar o papo em dia durante o show.

O Incubus toca um rock com alguns toques de new metal, com muita variação de melodia, de andamento e várias baladas no repertório. Me impressionou a qualidade da banda no palco, principalmente do vocalista, pois parecia que eu estava ouvindo um CD.


O setlist foi:

Setlist do Incubus

A banda começou com atraso e entrou no palco sem ser anunciada, tanto que muita gente nem percebeu. A primeira porrada veio na segunda música, com 'Megalomaniac', talvez a música mais famosa deles. Na sequência 'Nice to Know You', primeira música que ouvi dos caras e que me trouxe na hora um bando de lembranças.

O show seguiu com umas porradas e várias baladinhas. Em 'Drive' (vídeo no final), o público cantou junto e forte. 'Wish You Were Here' para mim fez valer o show.

Uma pena que esta banda tenha ficado tão deslocada. Mas valeu bastante ver os caras em ação.


Infelizmente, pelos atrasos, não pude ver nada do Dave Matthews Band, banda que me levou a comprar o ingresso para o show. Depois de já ter comprado o ingresso, resolvi me inscrever em uma prova de natação que foi realizada no litoral norte de São Paulo no dia seguinte ao festival e por isso saí antes da banda principal.

Foi uma escolha. Já vi Dave Matthews Band duas vezes e esta prova teria um sabor especial para mim, pois seria uma forma de testar de forma real meu ombro após a cirurgia que fiz em fevereiro e foi de fato muito legal. Não me arrependo de ter perdido o Dave Matthews Band, mas espero vê-los numa próxima vez e sem nenhum tipo de decepção por parte da produção que trouxer a banda. Medo do Lollapalooza não ser uma experiência tão agradável em 2014, como foi em 2012 e 2013.

Um comentário:

  1. Doca,
    Fiquei ao lado da mesa de som, bem localizado de frente para o Palco, entre duas vendas de cerveja e perto dos banheiros do fundo. Isso me deu uma bela tranqulidade, deste conforto pra ver o show a comprar cerveja sem maiores problemas. Na entrega, mostrei um print no Iphone do meu ingresso e entrei - só podiam me avisar um pouco antes, já que fiquei numa fila bem grande.

    Quanto ao Dave Mattews, o show foi impecável. A banda toda é muito boa, com vantagem (ou desvantagem para aqueles que conhecem só o músicas do album Crash) fazer sets do jeito que acharem melhor, com muito diversidade. O show começou com Dont Drink the Water, um warm up adequando, mas em Rooftop a atmosfera do violino que ecoava no campo aberto foi alucinante, no sentido de alucinação mesmo. #41 levou a galera ao delirio. Muitos closes no Carter e sua bateria gigante! Ao final, um bis de mais ou menos 40 minutos, com 20 minutos só para Two Steps, a preferida da paulistanada! O show do RJ foi completamente diferente - atributo de super bandas.

    Abs,

    Piero

    ResponderExcluir

Diz aí...