sexta-feira, 5 de abril de 2013

Lollapalooza – 31/03/2013


Domingo de Páscoa. Já acostumados com a lama e malandros em relação a saída, vamos direto de música.

- Kaiser Chiefs
Sensacional é o que se pode falar do show. As músicas todo mundo já conhecia, mas a energia do vocalista, Ricky Wilson impressionou a maioria. Correndo de um lado para o outro, subindo na galera, andando pelos corredores no meio da multidão e até subindo na torre de iluminação, ele aprontou.

Leu discurso em português, botou pilha na galera e deu um daqueles shows que acorda qualquer um. No meu caso, grata surpresa, pois em 2005, quando os vi, tinha sido apenas um show bom.

Como primeiro show do dia que via, foi uma bela introdução para o que viria a seguir. E antes de seguir veja o vídeo de 'Kinda Girl You Are'.


- The Hives
Sem dúvida nenhuma o melhor show do Lollapalooza 2013. O som, a atitude, a simpatia, tudo cativa no show dos caras.

Grandes sucessos ou não, todo mundo dançou durante toda a apresentação. A banda, do vocalista ao baterista, completamente pilhada, mesmo tocando de cartola e fraque. Todos são performáticos.

Claro que os holofotes ficam no vocalista Per Almqvist, que conversa com a multidão o tempo todo, anuncia as músicas, desce até a plateia para dar autógrafo numa capa de disco, faz todos rirem e sim, faz pelo menos 50 mil pessoas sentarem para levantarem explodindo junto com o refrão da sua última música. Simplesmente ESPETACULAR!

Energia e animação de sobra para quem gosta de rock and roll. Como no vídeo de 'My Time is Coming', abaixo.


- Planet Hemp
Show nacional mais esperado. Como todo show que antecede o principal show da noite, pensei que fosse estar vazio. Depois do Pearl Jam, seguramente foi o show mais cheio do festival.

O show foi dividido em três atos, passando pelas fases e álbuns da banda. Infelizmente a estrutura do palco secundário do festival não tinha potencia para segurar o som até o fundo, onde ainda tinha muita gente curtindo.

Mas mesmo quem não fuma, conhece a banda e se divertiu com as músicas mais conhecidas. De resto, era um show para quem gostava mesmo da banda, pois teve muito hard core, coisa que até então não tinha aparecido no festival.

Junto com o DJ Marky e Criolo, foram as estrelas nacionais do festival, seguramente. E aqui rola 'Zerovinteum'.


- Pearl Jam
O show mais esperado do festival, com certeza foi o mais cheio. 2 horas e 15 minutos recheadas de clássicos, com todo mundo cantando a plenos pulmões. Os clássicos do álbum Ten foram os que mais tiveram o coro acompanhando.

Sem estar em turnê e no meio da gravação de um disco, Eddie Vedder parecia bem cansado. E pediu pela ajuda do público para cantar, mas a apresentação rolou tranquila e clássica como sempre.

Discurso de apoio ao casamento gay, cover dos Ramones, cover do The Who. Enfim, inesquecível como sempre. E sem dúvida, o melhor show da banda no Brasil, principalmente pela qualidade do sim, que desta vez não ficou baixo. No vídeo de 'Jeremy' abaixo tá foda de ouvir, mas é porque a galera canta alto pacas.


E assim finalizamos o Lollapalooza, com muita lama, estrutura boa, Heineken mandando no festival e junto com a organização cobrando 8 reais no copo da cerveja, mas com um lineup primoroso e muita música boa.

Para 2014 as datas de 18, 19 e 20 de abril já estão definidas como sendo as datas do evento. Esperemos apenas, que diante de tantas especulações sobre o mercado de entretenimento no Brasil, que os preços baixem um pouco. R$ 330,00 por dia, por mais que tenhamos impostos e o problema da má utilização das carteirinhas de estudante, vai acabar matando o festival. Ou que se pense em formas alternativas, como desconto para quem compra os 3 dias, etc.

O festival é bom, mas como tudo no Brasil e principalmente em São Paulo, tão puxando demais.

Um comentário:

  1. Num conheço grande parte dessas bandas mas gosto de ler os posts e ver os vídeos, só assim para saber o que rola atualmente no mundo musical. Blog continua legal.

    ResponderExcluir

Diz aí...