sexta-feira, 5 de abril de 2013

Lollapalooza – 29/03/2013


1o dia do Lollapalooza. A volta ao festival que em 2012 iniciou seus trabalhos no Brasil e já se confirma como o principal festival de música nacional, pelo seu tamanho e pelo lineup que apresenta.

Chegamos por volta das 4 tarde de taxi de forma tranquila (eu, namorada, cunhado e amigos). Entrada muito sossegada. Avistamos filas enormes nos caixas já na chegada, mas foi só andar um pouco e ver um caixa completamente vazio.

Peguei minha pulseira que comprovava minha maioridade para que pudesse beber minha cerveja e o meu celular tocou. Atendi e quando estava na fila para comprar as fichas, percebi que estava sem carteira (ou aquele combinado de carteira de motorista, dinheiro e cartão de crédito). Não acreditei que em minutos já tinha começado a estragar uma noite que prometia.

Comecei minha busca desesperado e depois de alguns bons minutos olhando o chão, ouço uma funcionária do Lollapalooza (guarde bem esta personagem!) falando para seu supervisor que eu parecia estar procurando por algo. O supervisor me perguntou se eu havia perdido algo. Respondi que sim. Perguntou meu nome e respondi Eduardo. Perguntou o nome completo e eu mandei Eduardo Perdigão Meneses Lima. Ele esticou o braço e me devolveu carteira de motorista e cartão de crédito. O dinheiro havia sumido, mas respirei aliviado. Que alívio! Sem BO, sem ligações de cancelamento, sem segunda via.

Ele me perguntou se faltava algo e eu disse que faltava o dinheiro, mas que diante do susto era o de menos. De repente uma pessoa toca no meu ombro e era uma menina que me falou: fui quem achou a sua carteira e passei para aquela mulher (a personagem que pedi pra guardarem), mas o dinheiro estava dentro, então ela pegou. Virei ao supervisor e falei com ele, que olhou para a mulher (a alma caridosa que me viu procurando algo) que MUITO sem graça, tirou o bolo de dinheiro do bolso e me devolveu. O supervisor me perguntou se eu gostaria de registrar uma reclamação e eu disse que não, pois queria focar na música.

Assim começou meu Lollpalooza. Sei que é difícil controlar todos os contratados, mas essa foi a maior bola fora do festival pra mim. Quase fui roubado por uma contratada que deveria garantir meu bem estar ali (o que de certa forma ela o fez). Agora sigamos de música e lama!

- CAKE
John McCrea
Vi um show do Cake em 2005 no hotel Unique em São Paulo e achei sensacional. O show continua ótimo! Sem grandes planos, pois não há setlist e um som que vai se moldando com a plateia.

Não esqueceram nenhum dos grandes clássicos da banda e o vocalista, John McCrea, parecendo entorpecido, liderava o público para que cantassem em coro, estimulando uma batalha entre o lado esquerdo e o direito, abusando de metáforas que nem sempre faziam sentido.

Com problemas no som (baixo e com o violão perdendo afinação), o setlist variou demais. ‘I Will Survive’ e ‘Short Skirt and Long Jacket’ deram o tom. O resto ficou por conta do nosso amigo John e sua viagem do escapismo versus raiva, falando um monte enquanto tentavam resolver o problema do som. Abaixo o vídeo de 'Long Time'.


- Flaming Lips
Também em 2005 vi o Flaming Lips no extinto Claro que É Rock. Um show doido, de doido para os doidões. Algumas músicas indecifráveis, outras divertidas. Assim caminha a apresentação.

Como gosto de algumas coisas, mas não de tudo, vi metade do show, confesso que achando a loucura deles meio cansativa.

- Red Bull Technostalgia feat. DJ Marky & BID
Cheguei na tenda eletrônica seguindo convite do cunhado Zeca e vi algo entre uma big band e uma formação como Groove Armada ou Thievery Corporation mandando várias músicas ao vivo.

Músicas antes somente discotecadas com pick-ups, vinis, cd’s e sintetizadores, na sua grande maioria repertório do DJ Marky (que neste show só regia a banda) agora tocadas e cantadas ao vivo, numa energia enlouquecedora.

Não foi a toa que li que o dono da festa, Perry Farrel, quase invadiu o palco durante este show. Cheguei no meio por causa do Flaming Lips e vou ficar de olho para ver esta apresentação inteira.

Fazia tempo que não sentia tanta vontade de dançar! Energia espetacular. Abaixo o vídeo com uma palhinha de 'Shake It'.


- Deadmaus5
Música eletrônica da melhor qualidade, para quem gosta deste tipo de música eletrônica. O visual do DJ com o capacete de rato morto ou com animações, junto com a iluminação do palco marcam a apresentação sem dúvida.

Já o som, acho que muitos outros DJ’s por aí fazem melhor. Mas fica uma nota 6 pelo visual da apresentação que foi de fato sensacional.

- The Killers
Começar o show soltando uma pedrada daquelas é para quem tem coragem e é para deixar o público doido. ‘Mr. Brightside’ entrou quebrando tudo e tenho de admitir que o show dos caras é pra cima.

Todos os grandes hits inclusos, vocalista simpático ao público (gato pra mulherada) e a banda fez uma hora e meia de uma apresentação quase sem falhas.

Para quem é fã um baita show. Para quem não é, como eu, um show muito bom de ver e curtir. Sem dúvida muito melhor que o show que havia visto deles em 2007, no extinto TIM Festival.

E assim acabou o 1o dia do Lollapalooza. Não sem antes uma caminhada de 4 km até em casa, pois mais uma vez, o sistema de transportes falha na dispersão de um evento deste porte em São Paulo. Uma pena... (mas fui malandro nos outros dois dias. O tema geral de transportes trato num outro post só disso.)

Abaixo um vídeo do Killers com 'Miss Atomic Bomb'.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...