segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Bangalafumenga - 15/09/2012

Em maio, logo no início dos trabalhos da Oficina do Banga de São Paulo em 2012 eu escrevi neste mesmo blog como as minhas terças-feiras não seriam mais as mesmas. Mal sabia eu...

Eu sou um músico frustrado! Viciado por música, baterista amador (nível medíocre para baixo) e sem contar a Janaina (amiga já citada no outro post) que me encheu para entrar no Banga, entrar na oficina seria mais uma forma de alimentar esta minha veia musical. E lá fui, junto com outros amigos queridos, sabendo que seria no mínimo divertido.


E a oficina começou e subi para a turma dos intermediários/avançados! Muitos ritmos novos! Muito estudo em casa e foi ficando cada vez mais divertido! Mais ainda! Mas mal sabia eu que o Banga não é só música.

Na dificuldade de baixar os vídeos, veio a sugestão de usar o DropBox para facilitar o acesso aos vídeos para todos os alunos. E aí comecei a conhecer uma legião de pessoas novas.

Começam as noitadas no Seu Domingos, bar de residência do Banga toda terça-feira de noite. E vieram novos amigos! Veio o convívio com os mestres! E a sensação de uma família começou a se formar! Festa na casa de um! Aniversário de outro! Viagem de galera pro Rio! E em tão pouco tempo, eu tinha uma turma ENORME de novos melhores amigos (confesso que se eu fosse meu amigo, eu já teria me batido, pois eu ando monotemático há meses)!

Essa sensação boa me fazendo convidar todos os amigos de longa data aos ensaios para que eles pudessem entender aquele estado de euforia que eu estava vivendo.

E aí veio a notícia do primeiro show do Banga em SP no dia 15 de setembro no Clube Pinheiros (fica sendo este então, o primeiro post deste blog de um show em que não fui apenas espectador). E começa a venda de ingressos e de cara meus amigos de longa data já demonstraram interesse em ir conferir, me surpreendendo (afinal, não é qualquer um que decide ir a um evento com mais de um mês de antecedência) e ao mesmo tempo me deixando muito feliz. A vontade de ser um daqueles que lá estaria para tocar aumentou, e muito! TOME VENDER INGRESSO! Foram mais de 120 pelas minhas contas para amigos e amigos de amigos e combinações de pessoas que tinham ingresso sobrando e outras que precisavam.

Excitação aumentando! Grupo no Facebook frenético com posts a cada segundo! Batuqueiros comprando seus instrumentos Izzo para participar dos ensaios extras! Convocados e não convocados e uma polêmica totalmente justificável pela vontade que todos tem de estar ali naquele momento e ao mesmo tempo nossa compreensão de que em apresentações públicas, de fato não há como todos tocarem! E estuda para tentar estar na lista dos que iriam tocar!

E num sábado leio no whatsapp aquilo que não queria! "Jana: Doca, caí da varanda! To no hospital! To com medo! Já chorei horrores!" Além do susto que a pessoa que me levou pro Banga estava me dando (ela que pra mim era o símbolo maior de tudo aquilo que o Banga representa - amizade, dedicação e doação), tinha certeza que naquele choro tinha uma certa ponta de decepção por perceber que o dia 15 poderia não ser mais uma realidade pra ela! (me corrija se eu estiver errado Janaina, pois nunca falamos disso). E com isso, minha vontade de ajudar o Banga só aumentou! Por mim, pelo Banga e pela Jana!

E TOME VENDER INGRESSO!

Véspera de feriado, show do Casuarina com alguns batuqueiros e sai a notícia dos convocados! E estar na lista foi uma sensação especial! Não sei como descrever! Mas isso fez o show do Casuarina (post anterior a este) ter sido especialmente bom!

Veio o último ensaio antes do show e com todos os convocados juntos, deu para sentir o peso do som que faríamos no Clube Pinheiros (muito devido aos surdos bombando! Lia, Rodrigo e Ale pulando feito pogobol)! E de repente todo mundo querendo ingresso de última hora! E os posts no Facebook não param e de repente tudo mais que aconteceu nesta semana perdeu a importância!

Chegou o dia 15 de setembro! Muita gente acordando cedo já com a montagem dos posts do Facebook feita pelo mestre Thiago! E se meu olho já encheu de água, imaginei que outras pessoas iriam chorar pesado (né Jana, Adriana, Flavia - não precisava ser no meio do Le Pain - e muitas outras?)! Recepciona a bateria carioca! Pega camiseta na Le Pain (o que por si só já virou evento com muita gente reunida).

E partiu Clube Pinheiros! Todo mundo junto! Figurino devidamente vestido! Amigos chegando! Festa aquecendo! Somos chamados para o andar de cima! Foto com a bateria toda junta! E começa o esquenta do espírito batuqueiro:

"Abre a porta, gente
Abre a porta, gente
Que lá vem nêgo arretado
...
Ele vem de longe
Ele vem trazer AXÉ e MUITO AMOR
Abre a porta gente e deixa passar
Dá licença, por favor
E firma o Ponto
Porque o Banga já chegou!""

Foi sair dali pilhado em direção ao palco! E me chamem de piegas, mas dava para ver o brilho nos olhos de cada um da bateria paulista que estava ali do meu lado! Todo mundo querendo sentir aquela energia!

E o show começou! E como em todo show que eu vou, minha câmera vai comigo (desta vez operada pelo meu primo Marcelo, que filmou outros amigos bêbados, tapou o microfone da câmera, tremeu pacas, errou o foco, mas a quem serei eternamente grato por registrar alguns dos momentos desta noite e que estão abaixo)! "No balanço dessa batucada eu vou, vou pro Banga ia ia, aaaaaah eu vou!" Enquanto a bateria carioca, mandando muito, fazia aquela energia especial de todo mundo que estava ali fluir, nós, a bateria de paulista, pulávamos e ficávamos ainda mais pilhados para tocar logo! Comentando um pouco do show (já que o blog é para isso), o momento top sempre que eu vejo o Banga é 'Frevo Mulher'. A energia do público pulando nessa música com a bateria tocando é INDESCRITÍVEL!



Até que chegou a hora de entrarmos e assim foi! Não sem antes o mestre e nosso mestre de cerimônia, Rodrigo Maranhão, dedicar tudo que aconteceria dali pra frente, encontro da bateria carioca e paulista, para a Janaina, que firme e forte, se recuperando da queda, vibrou muito numa cadeira de rodas num canto (certeza que fazendo mais esforço do que devia, mas quem consegue ficar parado, né?). Chora mais um pouco aí, Jana!



Tocamos algumas músicas! Uma que pelo menos eu nunca tinha tocado, mas samba, então ok! E apesar de curtir muito tocar 'Taxi Lunar', 'Ah Se Eu Vou' e todas outras, eu confesso que mal vi tudo passar! O êxtase de estar ali, com tanta gente querida tocando, com minha companheira dançarina da caixa, Carolzinha, ao meu lado (BORA ESPOLETA!), com tanta gente querida vendo, fazendo a estréia como batuqueiro do Banga e a preocupação em fazer bem feito, fizeram com que tudo durasse 15 segundos! Por mim podia não terminar nunca mais! Só o samba especial é que foi forte e deu uma canseira nos braços, mas foi uma delícia (o desafio de tocar, dançar e gritar ao mesmo tempo continua). E aos mestres e batuqueiros veteranos, fica a pergunta: esse sentimento passa?

(O samba tá tremido, longo, com áudio baixo, mas pegou o samba especial 1, a brincadeira dos instrumentos e foi até o final! Latta, tá registrado você finalizando tudo por aqui! E desculpa os bêbados no vídeo, mas não deu para cortá-los! Rs)



Depois de tudo acabado muitos abraços, beijos e comemoração! Sensação de desafio superado! E desejo de quero mais! Depois reencontrar todos os amigos que lá estavam e ouvir coisas como:
- "Foi a melhor balada que fui nos últimos 10 anos aqui em São Paulo. Super organizado, cheio, confortável e o som foi incrível!"
- "Curti muito mais que o Monobloco! Lá são músicos profissionais tocando para um público e no Banga rola um envolvimento maior por saber que ali estão pessoas como a gente."
- "Foi muito bom! Muito melhor do que eu esperava."
- "Quando os gringos que estavam comigo viram a bateria, ficaram malucos. Queriam ficar perto o tempo todo!"
- "Foi animal! Muito orgulho!"
- "Me surpreendeu bastante!"
- "Quero ir no próximo! Quando é?"
- "Quando tiver ingresso pro próximo, me avisa. Eu compro!"

A noite ainda seguiu com uma roda de samba sensacional! E aí cada um curtiu como pôde! E eu curti muito! O pós show foi ESPETACULAR! Rs

De lá ainda uma tentativa de Seu Domingos, que acabou numa padaria! Bem estilo São Paulo mesmo! E como diz Edu Mega: "tem coisas que só rolam em São Paulo!" E depois de comer e ver o sol nascer, não existia nenhuma vontade de dormir! Mas era hora de voltar pra casa... Mas não sem antes um registro ainda com sorriso de orelha a orelha dos highlander daquela noite!


Ok! Histórico todo contado! Mas ainda fica a pergunta: por que o Banga reúne as pessoas dessa maneira? E eu vou tentar dar aqui a minha explicação: primeiramente, a música une as pessoas e cria um ambiente de fácil interação. Em segundo lugar, acredito que a energia que as pessoas que fazem aquilo colocam ali e aqui cito Cesinha, Alan, Flavinha e Rogerinho (seguramente novos amigos), reflete fortemente em todo mundo que está ali dentro. Além deles, a energia e o carinho (e também a cobrança) dos grandes mestres Maranhão, Dudu (todos eles), Negão, Thiaguinho, Don Raton, Latta e Pedro, Samba, Fofão e Pirituba, Paulinha, Joãozinho e Andrezinho (estes dois últimos, meus mestres, e pessoas que aprendi a gostar imensamente nos últimos meses!) são essenciais para que nos sintamos em casa ali.

Por último, mas não menos importantíssimos, todos os batuqueiros! A seleção natural que o clima do lugar faz nas pessoas, faz com que não exista iniciante e intermediário, homem ou mulher, jovem ou mais velho, solteiro ou casado ou qualquer outro tipo de generalização que possa ser feita! Somos todos batuqueiros! Somos todos Banga! Pelo menos todas as terças-feiras de noite somos ou estamos felizes para caralho! E no Banga, a alegria é que impera... Obrigado aos meus novos melhores amigos, e são muitos, por fazer com que eu espere ansiosamente por toda terça-feira!

19 comentários:

  1. Valeu Doca!E muito muito obrigado pela força especial e muito forte que vocês estão dando para a minha filha! Vou incluir este tipo de aspecto emocional como o valor principal em qualquer processo de reabilitação. Um grande abraço a você e a todos do Banga. Desejo muitos e muitos encontros felizes e que esta felicidade das terças se propaque pelo planeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazer é todo nosso por ter alguém tão do bem e especial entre nós! Só estamos retribuindo o carinho todo que ela tem por nós! Grande Abs

      Excluir
  2. Foi minha primeira vez num show também, logo em SP! E você descreve exatamente TUDO o que eu senti antes, durante e depois! Energia espetacular!!! Hoje é dia da alegria aqui no Rio. Esse show foi sensacional!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que tenhamos mais momentos das baterias do Rio e de SP juntos! :)

      Excluir
    2. Muitos! Venham pro Rio alguma 2ª feira pra juntarmos essa bateria o mais rápido possível!

      Excluir
  3. Oi Doca, que lindo, estou aqui me acabando de chorar... comecei ha 4 meses a oficina do Rio, e hoje a segunda feira sempre é o dia mais esperado da semana! Fui la ver esse encontro, adorei, em especial porque imaginava a emoção de vocês neste show, parabéns!! (E muita força para jana, que se recupere rapido!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tá difícil descrever a emoção e a adrenalina nada de baixar! Vou dar um pulo aí para tocar na 2a! Não sei se aguento até amanhã! Rs

      Excluir
  4. Cara, sou batuqueiro iniciante do Rio, seu depoimento foi muito emocionante, não me aguentei e rolou uma lágrima aqui... e olha que estou no trabalho... rs. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo não era esse! Inventa uma desculpa qualquer aí se o olho ficar vermelho! Rs! Boa oficina para vocês aí hoje! Abs

      Excluir
  5. Meu amigo irmão querido!! eu amo vc!! Mais que merecido os comentários no Blog! ORGULHO por este e por vários incontáveis motivos!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns irmão. Feliz por você. Beijo

    ResponderExcluir
  7. Sócio... pqp....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porrs sócia! Depois de ter sido apresentado ao puxador da portela como sócio de coração, este texto é pouco! BAITA ORGULHO!

      Excluir
  8. Parabéns Doca! Lindo depoimento... faz tempo que não leio seu blog, mas fiquei curiosa para saber o que era o Banga. Amei! Fim de semana mostro pro meu sogro que certamente vai adorar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gi! Se todos pudessem saber e ter um Banga em suas vidas! Rs! Espero que seu sogro goste tanto quanto você gostou! Bjos

      Excluir

Diz aí...