quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Hora dos Afins... Parabéns Brasil!

O 'Afins' que vai no nome deste blog foi lá colocado porque eu sabia que uma vez ou outra, eu acabaria querendo escrever sobre outros temas que não shows e música. Minha criação em Brasília me fez ser uma pessoa que se interessa e se preocupa com o tema política. Então, se vocês me dão licença, eu queria escrever sobre alguns afins...

Em 2010 achei que o dia de 07 de setembro ficaria marcado para sempre como o dia em que minha avó foi enterrada. De fato essa memória nunca sairá da minha cabeça, mas ontem, 07 de setembro de 2011, tive o sentimento de que terei novos motivos para lembrar desta data: a Marcha Contra a Corrupção!

Minha avó, dona Sylvia Perdigão, sempre torceu pelo meu sucesso e sempre me perguntava se eu já era dono da empresa em que eu trabalho. Sem saber, ela sempre me fez pensar no meu futuro e por vezes eu pensava nisso com um certo desânimo lendo tantas notícias desagradáveis sobre corrupção, violência, tráfico de drogas e outros temas tão desagradáveis quanto.

Ontem eu vi um sopro de esperança. Discordo com muitos que acreditam que uma marcha não é o que vai mudar nada. Acho que de fato isso por si só não mudará, mas ver o povo brasileiro tirar a bunda do sofá e ir para a rua reclamar é algo de extrema importância no meu ponto de vista.

A lei da 'Ficha Limpa' foi um caso de sucesso de uma mobilização feita pela internet (também), mas acho que o brasileiro classe média está ficando acostumado demais a ir pela via mais fácil e que dá menos trabalho. Sair de casa, dar a cara a tapa, ficar desconfortável, tomar sol, chuva, gritar e mostrar que você, assim como muitas outras pessoas, acredita em algo, deveria ser algo mais constante em nossas vidas.

Meu pai sempre me disse que o brasileiro quer um político com caráter irretocável, mas nem sempre ele mesmo mostra ter este tipo de caráter. Sempre concordei com isso e ontem apoiei o post feito pela Elisa Marconi no Facebook que dizia "Pessoal, o combate à corrupção não começa numa marcha na rua e nem achando que os outros é que são ladrões. Começa com eu e você parando de dar dinheiro ao guarda, com eu e você parando de fazer carteirinha de estudante falsa, com eu e você parando de achar que é normal comprar a carta de motorista, ou um lugar na fila." Eu adicionei além disso, casos que eu já presenciei como 'comprar eletrônicos no na feira de artigos contrabandeados da sua cidade porque é mais barato (e não se paga imposto), ou comprando uma nota fiscal pro seu trabalho free lancer, ou achando divertido passar na alfândega sem ter sido pego e ter pago imposto pela muamba toda que você trouxe de fora'. Nós precisamos parar de achar que 'se dar bem' é algo bom! Não é bom pra mim, nem pra você, nem pro político ou policial corrupto!

O voto é sim nossa chance de melhorar tudo! Mas a 'Marcha Contra a Corrupção' é algo novo (pelo menos pra nós, pois as últimas manifestações do tipo que vimos foram no início dos anos 90), mas não pode ser algo isolado. Espero que seja o início de uma tomada de consciência daquilo que devemos fazer se quisermos um país melhor. E aí somamos um voto consciente, melhores ações da nossa parte e estaremos no caminho que sempre quisemos.

Pelo fim da corrupção sem punição no Brasil! Parabéns pelo dia 07 de setembro de 2011 Brasil!

4 comentários:

  1. Não sei porque não me espantei com a riqueza deste texto o uso correto das palavras. . . Sintetizaçao das idéias. . . afinal foi escrito por um dos carinhas que mais admiro, desde de bem pequeno. Um cara de principios firmes, lindo por dentro e por fora!!!! Amei esse blog, que conheci hj atraves do FB do Zeca Domingos, com palavras elogiosas. . . Parabens idolo. Amei seu texto. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, poe a cara pra bater que se alguem revidar eu te garanto!

    Beijo lindao!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com orgulho de ver os Brasilenses na marcha... valeu Brasília e São Paulo, mesmo com o descaso da Globo

    ResponderExcluir
  4. a população marchando é um show a parte... e o esquema das carteirinhas, asco! pro hell todas essas pessoas, por isso tudo fica mto mais caro..!!! se eu animar faço um post aqui no comentário...ótimo seu post!

    ResponderExcluir

Diz aí...