quarta-feira, 9 de abril de 2014

Metallica - 22/03/2014

Depois de duas edições do Rock in Rio vendo o Metallica pela TV, era chegada a hora de vê-los ao vivo em São Paulo, em apresentação única, em uma turnê pequena programada pela América do Sul durante a gravação do novo disco da banda, com o objetivo de arejar a cabeça dos 4 doidos. E uma turnê diferente, focada naquilo que os fãs querem ouvir: Metallica by Request!

Metallica by Request e votação durante o show

Todo o setlist do show já era conhecido antes da apresentação, com a exceção de duas músicas: uma escolhida pela banda e outra também escolhida pelo público, por mensagem de texto, em votação que rolou durante o show também. As opções eram 'Ride the Lightning', 'The Day that Never Comes' ou 'Memory Remains'.

O setlist foi:

1. Battery 
2. Master of Puppets 
James no telão
3. Welcome Home (Sanitarium) 
4. Fuel
5. The Unforgiven
6. Lords of Summer 
7. Wherever I May Roam 
8. Sad but True 
9. Fade to Black 
10. ...And Justice for All 
11. One 
12. For Whom the Bell Tolls 
13. Creeping Death 
14. Nothing Else Matters 
15. Enter Sandman 
16. Whiskey in the Jar (bis) 
17. The Day that Never Comes (bis) 
18. Seek & Destroy (bis)

Metallica todo no palco
18 músicas que mostram o porquê é uma das maiores (ou a maior, para muitos) bandas de porrada do mundo. Ao mesmo tempo que clássicos são uma maravilha, confesso que os últimos 4 shows do Metallica que vi (2 ao vivo e os 2 do meio pela TV no Rock in Rio) me soaram meio iguais. Os clássicos já não podem ficar de fora e o show acaba soando meio igual.

A ideia de atender os fãs, tendo eles entrando no palco, conversando um pouco com James e anunciando a próxima música, assim como o fã clube nas coxias laterais do palco, mostram que o Metallica é uma banda muito preocupada com seus fãs e que pensa sempre em coisas diferentes agradá-los

O início de 3 músicas do Master of Puppets te deixa zonzo. É muito rápido. 'Fuel', apesar de de ser de um dos discos menos idolatrados, ReFuel, para mim, é de uma energia doida e muito boa. Primeira vez que ouvi esta música ao vivo e tome bater cabeça.

'The Unforgiven' dá uma quebrada, mas eu quero ouvir porrada. Chega 'Lords of Summer', música escolhida pela banda para a noite, porrada pura e mais parecida com o estilo apresentado pela banda em seu último álbum.


James tocando violão e guitarra
O show segue passando por músicas do Black Album, Ride the Lightning e And Justice for All. Na hora do cover, o público escolheu 'Whiskey in the Jar', a pior escolha possível na minha opinião. Apesar de tocar bastante em rádios rock, é uma das piores coisas que o Metallica já fez, acho eu. Na última música escolhida pelo público, fomos de 'The Day that Never Comes', do último disco da banda. Diga-se de passagem, escolha vaiada pelo público, mas ao final, algo novo no repertório clássico e única música do último disco da banda.

Como sempre, 'Seek and Destroy' fecha o show, num mix de euforia e devoção, mas mais uma vez, seguindo a tradição.

Baita show, porrada pura, banda super afiada. Trujillo de fato trouxe uma energia nova pra banda (já há algum tempo, fato, mas é bom vê-lo ali), mas o disco novo e uma renovada no repertório farão bem a banda. Que venha o próximo show... Mais do mesmo (pelo menos nos últimos 4 shows), mas sempre bom pra caralho!

Para quem não conhece 'Lords of Summer' ainda, segue o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...