sexta-feira, 11 de abril de 2014

Lollapalooza - A Estrutura - 05 e 06/04/2014

Um festival gigante! Foi isso que o Lollapalooza se tornou e provavelmente assim estará este post quando eu acabar de escrevê-lo! Estrutura gigante, shows impressionantes e problemas do mesmo nível. Então façamos assim: este post será dividido em estrutura e dias 01 e 02 do festival. E assim, quem sabe, eu consiga escrever tudo que tenho para falar deste mega evento.

Entrada do Lollapalooza

Lollapalooza: A Estrutura
Na sua 3a edição, o Lollapalooza mudou de data (saiu da páscoa e ganhou ponto positivo por isso), mudou de 3 para 2 dias me relação a 2a edição (não sei dizer se isso é bom ou ruim), voltou a crescer a lotação máxima do festival para 70 mil pessoas em relação a 2a edição (ponto negativo), foi para o Autódromo de Interlagos (ponto negativo, na minha opinião) e mudou a forma de organizar o lineup (ponto super negativo!).

Fato é, o Lollapalooza com a Time For Fun é outro festival daquele organizado pela Geo. O festival da Geo era menor, mais confortável e te dava a chance de ver a grande maioria dos shows sem perder muita coisa. O da Time For Fun é um mega evento, onde você precisa escolher o quer ver e para isso, precisa andar muito. Mas vamos ponto a ponto...

Longas Distâncias a Serem Percorridas no Autódromo
A escolha do Autódromo de Interlagos para a realização do Lollapalooza para mim foi ruim, mas pode ter sido boa para outras pessoas. Longe... Acesso por transporte público possui, assim como possuía o Jockey. O acesso de carro ficou mais fácil, por ter mais espaço para estacionamento, inclusive com a venda de um voucher antecipado (ponto positivo). Minha escolha foi ir de van, alugada e dividida com um grupo de amigos, para fugir do se beber não dirija e da muvuca que poderia ser o transporte público (que me foi dito por alguns, que apesar da muvuca, funcionou muito bem). Apesar da espera de um grupo para que a van possa sair e ao final de um show, o ritmo de cada um é diferente, para mim provou ser a escolha certa.

Intenso Fluxo de Pessoas
O lineup bem interessante foi o melhor para o meu gosto musical do que as edições anteriores, mas infelizmente não trouxe nenhuma surpresa, como trouxeram as edições anteriores (tipo aquele show de uma banda que você conhece mais ou menos e passa a ser fã por causa da performance dos caras). Mas infelizmente, por ter mudado de dois palcos principais e um alternativo para três palcos principais, grandes atrações tocaram ao mesmo tempo. Sim, você precisa escolher o que quer ver! E em alguns momento isto foi difícil: Lorde x Phoenix / Soundgarden x Jake Bugg / Arcada Fire x New Order, por exemplo. Provavelmente existiram outros embates para outros fãs, mas pra mim as escolhas foram óbvias. E por mais óbvias que elas tenham sido, eu também gostaria de ter visto os outros shows e quem sabe conhecer algo que eu nunca tinha visto ou conhecia pouco, melhor. Enfim, eu queria VER TUDO PORRA! Mas ok, novo conceito, mudemos a mentalidade... Aqui nem critico ou aplaudo, mas preciso compreender que nem tudo é mais como era antigamente.

Filas. Muitas Filas
Sobre o espaço, no primeiro dia eu sofri. É tudo muito longe! E os caminhos que levam um palco a outro, nem sempre os mais curtos, afinal estávamos em um autódromo. Os "atalhos" ficavam tão insuportavelmente cheios, que o jeito era dar a volta mais longa e isso significava sempre (além das escolhas), ou perder o final do show de alguém ou perder o início do show de alguém. E aqui eu critico! Ter de escolher é uma coisa, mas se os shows são alternados para que você possa passar de um palco a outro, o intervalo deveria ser maior. Em condições normais já seria complicado sair de um pouco e ir para outro em 5 minutos. Com toda aquela boiada então, impossível. Cada movimentação exigia pelo menos uns 20 minutos, o que é FODA!

O espaço grande foi para acomodar um público de até 70 mil pessoas e para esta quantidade de gente, é preciso ter mais estrutura. Filas grandes para comprar fichas em alguns caixas (outros vazios) e fila para pegar bebida. Dois erros inaceitáveis em um festival para mim. Os banheiros, apesar de distantes em alguns casos, fluíam bem e tinham até uma água para jogar na mão. E para finalizar, o erro mais grave, acabou comida e acabou bebida em alguns horários em alguns bares em ambos os dias. INACEITÁVEL!

Palco Onix. Visão Ótima e Péssimo Som
Para piorar ainda tivemos palcos em locais interessantes, mas com qualidade do som nem tão interessante assim. O palco ONIX foi colocado em um anfiteatro natural, o que seria incrível para quem quer ter uma boa posição para ver o show. Mas não, pois o som não subia a montanha onde a galera ficava. Então ou você estava no mesmo nível do placo ou não iria ouvir nada. O palco Skol ficava num grande espaço, o maior deles, que era naturalmente limitado por dois pequenos morros em cada uma das laterais e os guard rails do autódromo. Deveria ter sido ótimo, se o terreno não fosse largo e caso você se localizasse em uma lateral, ouviria bem mal o show. O palco mais remoto e quase sempre o mais vazio, chamado de Interlagos, era o mais plano e por isso com o melhor som. Mas a simples tarefa de entrar ou sair do espaço poderia ser bem complicada, com gente chegando e indo embora pelo mesmo corredor, onde ainda tinha gente vendo os shows e foodtrucks com filas. Em resumo, tinha tudo para ter sido bom, mas não foi.

Chef's Stage
Por fim, as atrações extras como pista de patinação, roda gigante e bar suspenso, atraíram gente, mas não como em outros anos. As filas eram sempre razoáveis (apesar de eu não ter entrada em nenhuma). E a feira de comidas feitas por chefs (Chef's Stage) foi uma grande adição ao festival, fazendo com que fosse possível comer de forma rápida e razoavelmente bem em um festival tão longo. Ponto pra Time for Fun.

Aos patrocinadores só posso dizer o seguinte: cerveja a R$ 9,00 e maquina de cartão de crédito que não funciona por falta de "rede", não dá né?

Ao final, eu (e lembre-se, é uma opinião pessoal) preferia o Jockey. Mais próximo, menores distâncias entre os palcos, sem choques de grandes shows e maior/melhor organizada estrutura de bar e comida. Talvez esteja na hora de me adaptar a este tipo de festival. E parabéns pela inclusão do Chef's Stage. De resto, vamos aos shows...

Lollapalooza Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...