quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Sobre Covers&Originais: Helter Skelter (Beatles, 1968; U2, 1987)


Esta semana falaremos brevemente sobre dois monstros. Ou melhor, sobre alguns.

'Helter Skelter', composição do álbum Branco dos Beatles, é bastante conhecida por seus fãs. Estes aliás, reivindicam como o primeira composição de Hard Rock / Heavy Metal da história. Sem querer entrar em polêmica, ainda mais com beatlemaníacos, penso que tem que se ouvir mais o que estava sendo feito na época, antes de fazer uma afirmação tão contundente: 'In-a-gadda-da-vida' do Iron Butterfly; 'The Book of Taliesyn' do Deep Purple; 'Wheels of Fire' do Cream; 'Eletric Ladyland' do Jimi Hendrix, só pra citar alguns. Como se vê, muito do que definiria o Heavy Metal e Hard Rock foi lançado naquele ano e durante toda a década de 60.


Mas sem dúvida, 'Helter Skelter' teve seu impacto realmente significativo na discografia dos Beatles, naquela década e claro, no bombástico ano de 1968. A bruxa estava à solta em vários lugares do mundo: ocupações de universidades, o clímax da Guerra do Vietnã, ácido lisérgico, novas teorias sobre tudo, Cultos e Seitas secretas e por aí vai. Tudo isto estava dando sustentação a composição dos Beatles, apresentando-a como a cara daquele momento louco.

Helter Skelter

When I get to the bottom I go back to the top of the slide
Where I stop and I turn and I can go for a ride
Till I get to the bottom and I see you again

Do you, don't you want me to love you
I'm coming down fast but I'm miles above you
Tell me tell me tell me come on tell me the answer
You may be a lover but you ain't no dancer

Helter skelter helter skelter
Helter skelter

A confusão da letra, relaciona-se com a confusão da época. E neste sentido, 'Helter Skelter' ('confusão' em último sentido ) marcou o seu momento e as próximas décadas.

Desnecessário lembrar o link com o evento do assassínio de Sharon Tate, de autoria de Charles Mason, inspirado na composição dos Beatles.  Esta referência é interessante para entender a ligação com a versão do U2. Segundo Bono Vox, Mason 'roubou' a música dos Beatles e eles a trariam de volta.

Como bom fã de pós punk, eu já conhecia 'Helter Skelter' via Siuxie and the Banshees (no link que dá início a este post). Mas eu fui prestar MESMO atenção naquela música  quando vi Rattlle and Hum em 89. O U2 fez uma grande versão e bastante pretensiosa: eles iriam tomar ela de volta, de fato, de Charles Mason:


Eu entendo que a versão do U2 cumpre a sua missão: fazer os Beatles serem conhecidos em sua magnitude para nossa geração.

A Trilha deste post? Qualquer um dos álbuns postados na íntegra no primeiro parágrafo!

Semana que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...