quarta-feira, 11 de março de 2015

The Sonics - 05/03/2015

Começando um período carregado de shows, muitos deles trazidos pelo Lollapalooza, fui conferir o The Sonics, depois de uma certa confusão. Fazendo a agenda de shows do blog, vi o show do The Sonics e confesso que na minha cabeça pensei: "deve ser alguma banda nova indie", pois de verdade, para mim este The Sonics que veio já tinha parado há tempos. Graças a um casal de amigos bastante rock and roll, fui avisado que não.

The Sonics
A banda, formada no início dos anos 60, foi pioneira tocando o chamado estilo garage rock, que influenciou o punk rock, tempos depois. E ver a banda, ainda com alguns integrantes da formação original, seus cabelos brancos, no caso de Gerry Roslie, óculos na ponta do nariz para ler partituras no teclado, é estranho. Por que? Porque o peso do som e as vozes rasgadas continuam quase as mesmas depois de tanto tempo. Alguma coisa se perdeu, mas no geral, a banda é tão pesada quanto antes.

A ida ao show foi minha primeira na Audio Club, que já vem levando muitos shows para lá recentemente. Apesar da cerveja caríssima (R$ 10,00 pela lata de Skol) e do som (detalho logo mais), a casa tem um bom espaço, boa circulação e é boa para ver shows. A solução do cartão para quem quer consumir, podendo carregar créditos pelo próprio celular, sem a necessidade de pegar fila, achei muito prática.

Sobre o som, a qualidade do som da casa é ótima. Equipamentos de primeira. Mas o volume é alto demais! Nunca achei que fosse reclamar disso na vida. Mas chega uma hora que você perde determinados tons das músicas, de tão alto que está e no final, incomoda os ouvidos. E de tão alto, o som captado pela câmera quando fiz os vídeos, distorce.

Mas vamos ao show! A casa lotou, para a minha surpresa, de muita gente jovem. Achei que fossem ser só os coroas. E que jovens! Gente muito estilosa.

Curitibano Chucrobillyman e seu rock tosqueira
Show marcado para as 22:30, que teve abertura do Chucrobillyman, começou super atrasado. As 22:30 ainda tocava uma dupla de DJ's e logo depois entrou o artista curitibano, com seu rock and roll tosqueira, tocando um violão com captação distorcendo o som e os pés marcando chimbal, caixa e bumbo. Alto que doía e dificultava entender o que estava rolando ali, mas bem interessante e divertido. Depois ainda tivemos João Gordo, para o The Sonics entrar no palco após a meia noite.

Foram cerca de uma hora e quinze minutos de show, de rock rasgado e gritado. Mas com grande ícones do rock and roll. O setlist foi:

1. Cinderella 
2. Shot Down 
3. He's Waitin' 
4. Dirty Robber (cover do The Wailers)
5. Have Love, Will Travel (cover do Richard Berry)
6. Sugaree 
7. You've Got Your Head on Backwards - tem vídeo
8. Be A Woman 
9. I Got Your Number (666) 
10. Keep a Knockin' (cover do Little Richard)
11. Bad Betty 
12. Boss Hoss 
13. Hey Mamma Look At Little Sister 
14. Money (That's What I Want) (cover do Barrett Strong)
15. Louie Louie (cover do Richard Berry) - tem vídeo
16. Psycho 
17. I Don't Need No Doctor (bis) 
18. Strychnine (bis)
19. The Witch (bis)

Gerry Roslie, seus cabelos brancos e seu óculos
na ponta do nariz
O início com 'Cinderella', 'Shot Down' e 'He's Waiting' deu o tom do show e botou os estilosos todos para dançar. Com dois covers, a banda incendiou a galera, principalmente com 'Have Love, Will Travel'. E a coisa rolou com interações entre banda e platéia (nem sempre compreensível pelo volume do som) e muita guitarra distorcida e voz rasgada.

Algumas novas músicas rolaram, mas o que tirou o pó do povo foram mesmo os covers, como 'Keep a Knockin', 'Money' e principalmente 'Louie Louie', como dá pra ver no vídeo do fim do post.

O bis só complementou uma apresentação ou mais uma, de um grupo que mostra que idade não tem nada a ver com qualidade musical e atitude. Show curto, mas grande em qualidade! Uma aula para todos nós que lá estávamos e cansativo para quem queria ir ver o Ministry no dia seguinte (pois é, eu não aguentei).

E que muitos outros ainda tenham a oportunidade de ver estes caras tocando. Para que possam ver do que estou falando, seguem os vídeos.

You've Got Your Head on Backwards


Louie Louie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...