quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Sobre Covers&Originais: Mary Had a Litlle Lamb ou Mary’s Lamb (Sarah J. Hale - 1830 / Stevie Ray Vaughan - 1983)


Esta é uma musiquinha fofa. Sob inspiração familiar, resolvi postar sobre esta bela música de criança. A composição é uma música infantil norte americana composta por Sarah Josepha Hale. Esta senhora, tem uma inspiradora biografia: autora de diversos livros, abolicionista e influente editora do Século XIX - não só para escritoras, destaque-se. "Mary’s Lamb" vem a ser publicada em 1830, como uma composição infantil: algumas fontes relatam que aquele era, em geral o público-alvo de poemas escritos por algumas mulheres escritoras.

Esta música tem pelo menos uma referência curiosíssima para os que curtem um bom som: "Mary’s Lamb" foi, nada mais, nada menos, a PRIMEIRA melodia a ser gravada em um fonógrafo, por seu inventor, Thomas Alva Edison em 1877!!!

Aí no século XX, nêgo coloca a música de cabeça pra baixo: Buddy Guy, Paul McCartney - 1972 -  e a versão que eu mais gosto: Stevie Ray Vaughan sob evidente inspiração de Buddy Guy.
Stevie Ray pode ter sido, em minha opinião, o grande bluesman de sua geração – considere por exemplo, que um Eric Clapton começa sua carreira nos anos 60 e os grandes bluesmen são mais velhos que aquele guitarrista inglês. Da mesma época, eu lembro também de outro cara da pesada, o Robert Cray. Só que este grande guitarrista negão está vivo e o texano Stevie, faleceu em 1990 deixando um belíssimo legado musical com a desagradável impressão que ele poderia ter feito muito mais.

A versão de Vaughan e seu grupo, Double Trouble, do álbum Texas Flood (1983) é oitentista e muito mais na manha. É um blues de seu tempo, revisitado: um andamento mais lento, e uma pegada belíssima. Ou seja, "Mary’s Lamb" virou coisa de gente grande...


A dica de trilha sonora seria, além dos sons já linkados, é todo o álbum Texas Flood. Excelente pedida para quem gosta de um bom blues contemporâneo. E olha que o álbum tem mais de trinta anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí...